Imigrantes irregulares estão tendo suas contas bancárias encerradas nos últimos meses. Trata-se de uma ação do governo britânico, que intimou os bancos a investigar a documentação dos correntistas a fim de comprovar sua situação referente às leis de imigração recentemente modificadas.
A partir deste ano, os bancos já não abrem contas para os estrangeiros que não comprovem ter o visto adequado no passaporte e um comprovante de residência.
Diante dessa nova regulamentação, os correntistas em situação irregular tiveram sua conta encerrada, e o montange, bloquado, com direito a reaver as quantias já inclusas na referida conta, mas desde que paguem taxas e expliquem a origem do dinheiro.
Conclusão: o cerco está se fechando para os que querem viver ilegalmente no Reino Unido e trabalhar ou empregar utilizando-se de mão de obra irregular.
Mestre em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, Claudia M. Vieira trabalha no Farani Javid Taylor Solicitors, empresa autorizada e qualificada para atuar em imigração no Reino Unido.
Leia também
Serviços jurídicos de imigração em Londres