O metrô de Londres é mal-assombrado?

O metrô de Londres é mal-assombrado?

Há muitas histórias de fantasmas e assombrações nas estações de metrô de Londres. Um documentário, o Haunted London Underground, mostra relatos de dúzias de funcionários, ex-funcionários e passageiros que ouviram, viram ou sentiram influências sobrenaturais nos trens e nas plataformas.

Símbolo Metrô de Londres
Foto: Mapa de Londres

Texto: Casos de assombração (inglês)

Update: O documentário foi retirado do YouTube.

A história do metrô mal-assombrado

A história do metrô de Londres, o mais antigo do mundo, é longa. O London Underground foi inaugurado em 1863, e sua primeira expansão não demorou para acontecer. Como a história de Londres é ainda mais longa do que a do seu metrô, houve alguns obstáculos para a ampliação, escavação e construção dos túneis e estações. Um deles era a grande quantidade de covas encontradas ao longo do caminho, muitas delas com um número incrível de ossadas, originárias principalmente da tragédia de 1665, a Grande Praga, que matou 20% da população na época.

Liverpool e Aldgate

Não havia grande controle da localização e da existência desses cemitérios embaixo da terra. Por isso, não é de surpreender que os trabalhadores do metrô se espantavam ao achar ossos durante as escavações. Dizem que algumas estações tiveram de ter sua construção alterada para se adequar a covas gigantescas, que demandariam ainda mais tempo para a escavação. Liverpool Street Station e Aldgate, por exemplo, foram construídas sobre grandes ossadas.

Assassinatos e suicídios

Além do sangue pré-metrô, também precisam ser contabilizados assassinatos, mortes acidentais e suicídios durante e após a construção do tube. Nas últimas décadas, as estações serviram de alvo para bombardeios nazistas durante a Segunda Guerra e para  ataques terroristas em diversas ocasiões.

Então…

Como a assombração advém, teoricamente, de seres humanos que já faleceram, a associação do metrô londrino com fantasmas, espectros e gritos do outro lado faz sentido para quem tende a acreditar em eventos extraordinários (ou para quem os vivencia).

Mais metrô

Guia do transporte em Londres

O metrô mais antigo do mundo

O símbolo do metrô

Museu do transporte

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

7 comentários