Como escolher sua mochila de viagem

Uma boa mochila de viagem pode fazer a diferença na sua jornada. Enquanto você se preocupa em observar a Fontana Di Trevi, em Roma, admirar a Torre Eiffel, em Paris, ou se encantar com a vista da London Eye, em Londres, ela pode carregar acessórios, notebook, garrafinha de água e muito mais.

Em um mochilão pela Europa ou pela América do Sul, então, a mochila de viagem ganha ainda maior relevância. Nesse caso, ela se torna sua companheira inseparável – tudo que você precisa está ali, das roupas ao kit de farmácia.  

Mas com tantas cores, tamanhos e formatos, como escolher a melhor mochila para sua jornada? A decisão não depende apenas do viajante, mas da rota escolhida. A seguir, reunimos as melhores dicas.

Tipos de mochila de viagem

Mesmo tendo várias características em comum – como o fato de usar nas costas e vários compartimentos -, as mochilas de viagem são bem diferentes entre si.

Você vai ver a seguir os principais tipos de mochila de viagem. Sim, existem aquelas especialmente para este fim, mesmo que se possa aproveitar a mochila escolar que muita gente tem em casa.

Qual é a diferença entre as mochilas de viagem e escolares? As primeiras têm mais partições, sendo possível levar mais coisas.pertinentes à uma estadia fora de sua cidade de origem. Além disso, são mais resistentes e aguentam mais caminhadas e peso.

São também maiores – algumas chegam a ter capacidade de 100 litros – e feitas de maneira mais resistente, justamente para transporte de cargas maiores, por mais tempo e maior distância.

Veja os principais exemplos de mochilas de viagem:

Mochila de ataque

Mochila de viagem
Mochila de ataque serve para viagens com passeios ao ar livre. Foto: iStock, Getty Images

Esse tipo é bastante resistente e, como o próprio nome diz, para ser usado como se fosse para ir a uma guerra mesmo.

Muito resistente e com várias regulagens, é flexível e agrada homens e mulheres dos mais diversos portes físicos.

Sua capacidade é de, em média, 20 a 40 litros. Apesar de representar uma viagem mais descontraída, muitas marcas oferecem modelos bastante aprimorados.

A mochila de ataque é muito usada para caminhadas, pela sua resistência. Também é uma opção muito favorável para trekkings e viagem nas quais se praticam esportes radicais.

Escaladas em montanhas também pedem este modelo de mochila de viagem. Por isso ela leva o nome ataque: para ser usada no ataque ao topo.

Mochila trekking ou cargueira

Mochila de viagem
Mochila cargueira é uma companhia inseparável na viagem. Foto: iStock, Getty Images

Para quem vai passar vários dias caminhando na viagem, a mochila cargueira ou de trekking é a melhor opção.

Há vários tamanhos disponíveis. Algumas têm até 90 litros, sendo opções para viagens mais longas.

Suas peças são o diferencial. Além de regulador, possui barrigueira, prendendo bem a mochila ao corpo e distribuindo o peso, que não fica apenas nas costas. O quadril, uma das partes mais resistentes do corpo humano, é exigido.

A fita peitoral é importante para equilibrar o peso do corpo e da bagagem, Assim, atividades como escalada de montanha são praticadas com mais segurança.

A armação garante a posição ereta da mochila de viagem e um encosto eficiente, que reduz a transpiração nas costas.

As fitas de compressão lateral fazem com que a carga fique imóvel durante o transporte. Normalmente, ela também é equipada com capa de chuva.

Mochila com rodinhas

Mochila de viagem
Mochila de rodinhas é muito útil em aeroportos. Foto: iStock, Getty Images

A mochila com rodinhas é mais apropriada para viagens que não precisam de muita caminhada com a bagagem. Ela tem as mesmas funções de uma similar escolar: fazer com que o usuário não carregue tantas coisas nas costas.

Seus compartimentos também são pontos positivos, pois são diferentes de um modelo feito para carregar material escolar. Você pode carregar notebook e outros objetos que transportaria se usasse um uma mochila de viagem para as costas.

Escolha a mochila de acordo com a viagem

Não é só o tamanho que determina a melhor mochila para sua viagem. Você precisa analisar a qualidade, o que vai levar nela e por onde vai passar durante a sua jornada. Em algumas ocasiões, o melhor pode nem ser uma mochila, e sim uma mala.

Aqui, vamos classificar as viagens de acordo com o tempo e o caminho. Assim, você poderá ter a melhor opção para a sua viagem.

Para viagens de até 15 dias, não é preciso levar muita coisa. Uma mochila de 50 a 60 litros é suficiente para levar roupas, acessórios e até um computador.

Se você for usar bastante transporte público, esqueça as malas e mochilas de rodinhas, pois você poderá ter trabalho para andar em escadas e desníveis de calçadas. Escolha um modelo ideal para usar nas costas.

Em caso de uma viagem mais longa e, consequentemente, com muita bagagem, procure uma mochila de ataque ou cargueira, pois ela distribui melhor o peso pelo corpo.

Se o transporte público não for muito utilizado em seu destino, os modelos com rodinhas são os mais recomendados. As com quatro rodinhas ainda são melhores, pois não é necessário incliná-las. Porém, esse tipo é mais frequente em malas.

Se a sua viagem for estilo mochilão e você for passar mais de um mês fora, não precisa levar roupas para todo esse período. Escolha bem as peças que for vestir, escolhendo as melhores combinações possíveis, e utilize lavanderias. O trabalho para se deslocar com muitas roupas nas costas certamente não vale a pena.

Um aspecto no qual é preciso pensar com carinho é a qualidade da sua mochila de viagem. Não adianta levar o modelo mais barato da loja e esperar uma altíssima qualidade, principalmente em jornadas longas. Você corre o sério risco de ficar sem mochila antes do retorno.

Para voltar, você precisará comprar outra peça para substituir a que quebrou. E não é só o dinheiro que você terá que gastar novamente: é o tempo. E o prejuízo com este ainda é pior, pois você perde horas nas quais poderia estar visitando um ponto turístico bem interessante ou confraternizando. Realmente, o investimento em uma peça de mais qualidade compensa bem mais.

Procure um modelo que tenha vários compartimentos, para que você possa separar melhor os seus pertences. E não é só isso: mochilas de viagem com abertura na qual se possa tirar peças de seu fundo sem ter que retirar tudo são ótimas, pois as roupas não amassam à toa.

Alguns modelos permitem até mesmo guardar as alças no momento em que não forem usadas. Assim, a mochila se torna praticamente uma mala.

Um outro fator muito importante é a força do viajante. A força física de homens é normalmente maior e, por isso, podem transportar mais peso nas costas sem maiores problemas. No entanto, entre homens e mulheres a capacidade de transportar peso varia. Não adianta escolher um modelo e enchê-lo, tendo dificuldades para carregar depois.

Se você tem dores frequentes nas costas, estude bem a possibilidade de usar uma mochila. Adquira uma apenas se não for muito peso ou um modelo que distribua melhor o peso pelo corpo.

Agora que você já sabe qual a melhor mochila de viagem para as suas necessidades, veja onde você pode comprá-las.

Onde comprar mochilas de viagem

Os locais com mais variedade de mochilas de viagem são as lojas de artigos esportivos. Algumas, que pertencem a redes, oferecem uma qualidade enorme de modelos, sendo difícil sair de lá sem a sua.

Entretanto, a internet também tem muitas opções. Há uma infinidade de endereços com modelos que estão de acordo com qualquer tipo de viagem.

Além dos cuidados que você precisa ter em comprar em uma loja virtual, observe bem as dimensões da mochila antes de concretizar a compra. Veja as especificações na etiqueta para ter uma noção melhor.

Leia atentamente a descrição do produto antes de efetivar a transação. Veja se tem os acessórios que você precisa.

E não se esqueça: uma mochila de viagem é um investimento. Verifique vários modelos antes de escolher um para te acompanhar pelo mundo afora. Claro que o preço pode ser um fator de escolha, afinal você pode encontrar boas diferenças em mochilas idênticas de loja para loja. Mas não pode ser o único fator.

Principais marcas de mochilas de viagem

Uma boa marca de mochilas deve ser considerada na hora de adquirir um modelo para sua viagem. Existem muitas no mercado que atendem às expectativas de qualquer pessoa, mesmo aquele que exige um material de boa qualidade.

As melhores do mercado são:

Conta com 175 modelos de mochilas diferentes e uma loja virtual própria. Você pode ordenar a sua busca por preço ou categoria, ficando fácil escolher uma mochila de viagem.

A The North Face é uma marca americana e foi fundada nos anos 60. A loja virtual, porém, é brasileira. Não é necessário comprar em dólares, nem ter um cartão de crédito internacional.

Você pode também comprar sua mochila de viagem diretamente de seu site. Conta com uma descrição muito detalhada de seus produtos, o que aumenta muito as chances de adquirir o produto certo.

A Trilhas & Rumos é brasileira e nasceu em uma cidade serrana, relacionada à aventuras: Teresópolis (RJ). Tem mais de 30 anos de tradição.

Sua garantia é de tempo indeterminado contra defeitos de fabricação.

É uma marca pertencente à rede de lojas de artigos esportivos Decathlon.  Logo, qualquer produto da marca pode ser adquirido em suas lojas físicas e e-commerce, incluindo suas mochilas de viagem.

Você também pode saber bastante sobre o item antes mesmo de comprá-lo. As descrições são bem detalhadas, não só sobre o artigo em si, mas também a respeito de seu melhor uso e como usá-lo.

As mochilas de viagem desta marca podem também ser compradas através de sua loja virtual.

Com muitas fotos e descrição detalhada de todos os produtos, você adquire mais segurança ao comprar sua peça, tendo a certeza de comprar um produto com a cara de sua viagem.

A Curtlo surgiu em São Paulo. no início dos anos 90. Também dá garantia vitalícia aos seus produtos contra qualquer irregularidade na elaboração.

Ao contrário das marcas anteriores, a Deuter não possui loja própria, mas seus produtos são comercializados nas principais lojas de itens esportivos.

Porém, todos os modelos de produtos – e, como não poderia deixar de ser, de suas mochilas de viagem – são minuciosamente detalhados no site oficial. Isso permite que você conheça muito bem qualquer item e ajuda na hora de escolher o melhor para a sua precisão.

Nome muito tradicional em artigos para camping, também oferece muitas opções de mochilas de viagem.

Você também pode saber mais sobre cada produto e comprar ali mesmo, no seu site oficial. Dimensões e dicas de uso, com atenção especial sobre a melhor maneira de usar, podem ser conferidas no momento em que se conhece o modelo.

Com descrições mais resumidas dos produtos, a Oakley também tem boas e bonitas mochilas de viagem.

Também conta com loja virtual própria e frete grátis para todo o Brasil. E, como um bom produto exige um investimento extra, nada como gastar exatamente o valor do item.

É uma marca americana e foi fundada em 1975. Também é tradicional na fabricação e venda de óculos de sol e acessórios como bonés.

Ufa! Depois de saber tudo sobre mochilas de viagem e a melhor opção para seu uso, é hora de escolher a peça para sua próxima jornada.

Curtiu as informações para comprar sua próxima mochila de viagem? Compartilhe.

 

Artigo anteriorTudo sobre a seleção inglesa de futebol: história e curiosidades
Próximo artigo7 dicas para o turismo na Inglaterra