Atualmente, não existem mais desculpas de falta de tempo e recursos para dominar uma outra língua. Diante do acesso aos smartphones, descobrir o melhor aplicativo para aprender inglês basta para ampliar suas possibilidades de comunicação em viagens e, quem sabe, até conseguir mais oportunidades de trabalho.
Os apps para se familiarizar e praticar outras línguas estão cada vez mais eficientes Além de recursos que testam a memória e conhecimentos sobre vocabulário, alguns deles já possibilitam uma conversa em tempo real com outros usuários estrangeiros. Afinal, praticar é a melhor forma de aprender, certo?
Mas quais são, de fato, os apps para estudar inglês que realmente valem um espacinho na memória do seu celular ou tablet? Descubra a seguir.
4 apps para aprender inglês sozinho
Parado no trânsito, no intervalo do almoço ou à noite em casa: aproveite alguns dos minutos livres da sua agenda para abrir estes apps e simplesmente praticar. Aos poucos, você vai ver como é possível aprimorar o domínio da Língua Inglesa através deles.
E o melhor: na maioria dos casos, sem ter que pagar nada.
1. Duolingo
Disponível para iOS, Android e Windows Phone
A primeira grande vantagem deste app é que, além de ser gratuito, ele não apresenta nenhum tipo de anúncio – o que, por si só, já torna a experiência do usuário mais prazerosa. Mas são seus recursos de gamificação que fazem o aplicativo realmente merecer um lugar na lista.
Por meio dele, você avança no estudo através de níveis, como fases de um jogo: uma forma divertida e estimulante de aprender. As ferramentas são didáticas e os exercícios práticos, com lições que dividem o conteúdo por assuntos – comida, roupas, cores e por aí vai – para você desenvolver habilidades de compreensão oral, pronúncia e escrita.
2. Babbel
Disponível para iOS e Android
Com diversos cursos divididos por áreas temáticas à disposição, o Babbel proporciona vários exercícios gramaticais para usuários que têm pouco ou nenhum conhecimento em Língua Inglesa. O mais legal do app é o recurso de reconhecimento de voz, por meio do qual você pode treinar a pronúncia através de frases e trava-línguas.
Outra facilidade é que você pode integrar o aplicativo através de diferentes plataformas – smartphone, tablet ou web – para continuar o treino em qualquer dispositivo que esteja à disposição. Mas, infelizmente, nem todos os recursos ofertados são gratuitos.
3. Lingualeo
Disponível para iOS e Android
Este aplicativo foi concebido para o público infantil, mas é tão divertido que caiu no gosto dos adultos. A proposta é, justamente, ampliar seu vocabulário brincando. Junto ao Leo, o leão animado que é o personagem principal do jogo, você vai explorar o idioma inglês e ganhar pontos por isso, para avançar em níveis.
O grande trunfo do app é o incentivo para aprender cada vez mais. Você poderá verificar imagens e tradução de vocábulos, além de conferir como é a pronúncia de determinadas palavras ou expressões.
4. Cambly
Disponível para iOS e Android
Se você adora socializar a aprender inglês na prática, precisa baixar o Cambly. Sua proposta é simples: praticar o idioma conversando diretamente com estrangeiros que já o dominam. Ele é bem fácil de usar. Basta abrir o app, fazer uma conta e solicitar a conversa através de bate-papo em vídeo.
A má notícia é que o programa não é completamente gratuito. Ao obter o aplicativo, você ganha cinco minutos de conversação gratuitos. Depois, precisa pagar para ter mais tempo. De qualquer forma, pode ser um investimento que vale a pena.
E aí, está gostando das opções de apps para aprender inglês? Então, prepare-se: vamos mostrar agora o…
Melhor aplicativo para aprender inglês
Voxy. Esse é o nome do melhor aplicativo para aprender inglês atualmente disponível para iOS e Android. Simplesmente porque ele ensina o idioma de uma forma prática: através do contexto.
O conteúdo é dividido em assuntos, como notícias, músicas e conversas corriqueiras, de forma que a metodologia aproxima o usuário da realidade de quem fala inglês. São três as principais habilidades trabalhadas: reading (leitura), writing (escrita) e speaking (fala).
O usuário pode selecionar a habilidade que deseja praticar e aprender por meio de recursos como fotos, textos e sons para reprodução de pronúncia. Para ter noção do seu desempenho, o app mostra as respostas corretas após os exercícios e oferece sua porcentagem de acertos.
Você pode utilizá-lo grátis por 7 dias e depois decidir se vale a pena assinar a versão paga.
E aí, já testou algum desses apps? Na sua opinião, qual é o melhor aplicativo para aprender inglês? Deixe um comentário.