Mapa do Reino Unido: entenda a formação da potência

Ao observar o mapa do Reino Unido hoje, você tem alguma ideia de como se formou essa potência conjunta de quatro países? Na verdade, suas origens mais remotas têm relação com a própria colonização dessa região situada na costa noroeste da Europa, que se consolidou em uma união – embora nem sempre estável – entre os países da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. ??

Por outras palavras, o atual Reino Unido é um território compreendido por quatro países fundados através de diversas etnias ao longo dos séculos. Os povos celtas, romanos e anglo-saxões foram alguns dos colonizadores dessa parte da Europa. Isso tem relação com o aspecto multicultural incrível que predomina até hoje na Terra da Rainha.

No auge do Império Britânico, o Reino Unido se tornou uma das maiores potências mundiais. Embora não tenha prevalecido com a maior parte de suas terras espalhadas pelos continentes, até hoje o bloco é um dos mais relevantes nas decisões políticas e econômicas globais.

Para entender um pouco mais sobre a formação geográfica e política que resultou no atual mapa do Reino Unido, dê uma espiada nas informações abaixo. ?

Map of United Kingdom
Reino Unido, Estado soberano no noroeste da Europa. Foto: iStock, Getty Images

Entenda como se formou o mapa do Reino Unido

A história do Reino Unido como Estado soberano começa em 1707, com o chamado Tratado de União. O decreto, que agregou o parlamento inglês ao da Escócia, marcou o surgimento de uma congregação entre os países das ilhas da Grã-Bretanha (na época, o atual País de Gales ainda pertencia ao território inglês).

Em 1800, um novo Ato de União promoveu a inclusão do Reino da Irlanda no grupo, para assim formar o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda. Mas você já sabe que a formação atual não é mais essa. O que ocorreu foi que, em 1920, a ilha da Irlanda acabou dividida entre duas nações diferentes, ainda em que um mesmo território.

São muitos os fatores que culminaram na segregação, mas os principais conflitos internos tiveram motivações religiosas e políticas – desenvolvidas por conta do domínio dos ingleses (e de sua cultura) no território irlandês. Em 1922, então, a Irlanda conquista sua independência e se torna um Estado Livre Irlandês (hoje conhecido como República da Irlanda).

O que ocorre, a partir daí, é que apenas a parte norte da ilha da Irlanda permanece no bloco do Reino Unido. É por isso que até hoje o Reino Unido é, oficialmente, chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Mapa do Reino Unido na Europa

Localização do Reino Unido
Localização do Reino Unido no mapa europeu. Foto: iStock, Getty Images

O mapa do Reino Unido é peculiar. Embora seja compreendido por um bloco de países, ele é considerado um Estado soberano insular – por isso também pode ser chamado de país soberano. A única fronteira terrestre está situada na Irlanda do Norte. Pelos outros lados, ele é cercado pelo Canal da Mancha, pelo Oceano Atlântico, pelo Mar da Irlanda e pelo Mar do Norte.

Geograficamente, o Reino Unido é constituído da seguinte maneira: a Inglaterra faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste (lembrando que todos os países estão inseridos na Ilha da Grã-Bretanha). A Irlanda do Norte é a única nação do grupo que pertence à Ilha da Irlanda – e, como o nome sugere, fica na parte norte.

A Inglaterra é o país que ocupa a maior parte da área total do Reino Unido: cobre cerca de 130.410 km². Já o País de Gales corresponde a menos de um décimo da área total do país soberano, com cerca de 20.758 km². A Escócia, por sua vez, abriga cerca de um terço do território em seus 78.772 km², enquanto a Irlanda do Norte soma apenas 14.160 km².

E aí, gostou de explorar mais a fundo o mapa do Reino Unido? Já sabia como o grupo se formou? Conte para a gente nos comentários! ?

Artigo anteriorDescubra o que fazer na Escócia e monte o seu roteiro
Próximo artigoEntenda as bases da economia da Inglaterra e as perspectivas com o Brexit