Mais uma greve no metrô?

Funcionários do metrô de Londres prometem entrar em greve de 48 horas a partir da próxima terça-feira. A medida é mais um protesto de um dos sindicatos, que se rebela com as mudanças previstas para o sistema do Underground nos próximos anos.

* ATUALIZAÇÃO: a greve foi suspensa 🙂

Caso a Transport For London não consiga demover o sindicato dessa ideia, a paralisação deve interromper metade do serviço do Tube, da noite de terça à noite de quinta-feira. Essa mesma situação, que acaba superlotando os ônibus da capital britânica, ocorreu em abril.

A reivindicação do sindicato é que a extinção dos guichês de venda de passagem, a gradual abolição de motoristas e o consequente corte de 750 empregos já no próximo ano sejam revistos.

Metrô de Londres - Estação de Baker Street
Serviço do metrô deve ser afetado na próxima semana. Foto: Mapa de Londres

Vai viajar para Londres em meio à greve?

1. Antes de sair do hotel e até nos dias que antecedem a sua viagem, confira o site do Transport for London, que informa os detalhes da greve – linhas e estações afetadas. Muitas vezes, negociações acabam resultando no cancelamento da greve, então ainda há esperança.

2. Confira as atualizações do Twitter do TFL para ficar por dentro do que está funcionando e do que não está funcionando na operação do metrô de Londres.

3. Baixe o aplicativo CityMapper, que ajuda a programar o seu itinerário e leva em conta os atrasos e problemas decorrentes da greve.

4. No próprio site do TFL, você pode estabelecer um ponto de partida e um ponto de chegada para descobrir o melhor meio de transporte nesse percurso.

5. Tente concentrar suas atividades em dias afetados pela greve em uma única área, como City of LondonWestminster. Todas as principais atrações de uma e de outra área podem ser percorridas a pé. Ou seja, você só terá problemas na ida e na volta.

6. Evite os horários de pico do metrô, entre 5h30 e 9h30 e 17h e 19h30.

Baker Street - Mapa de Londres
Intervalo entre os trens será maior. Foto: Mapa de Londres

O porquê da greve

Na teoria, os sindicalistas do metrô de Londres reclamam da eliminação de 750 empregos na área já para o próximo ano. Basicamente, para quem analisa a situação de fora, os sindicalistas do metrô estão reclamando sem grande razão, já que o Transport for London (TFL), órgão que regula o transporte público em Londres, garante que não haverá demissões involuntárias. Isso quer dizer que os trabalhadores que não queiram se demitir em um sistema voluntário serão realocados para outras funções.

Futuro do metrô

A redução de cargos é resultado de uma grande modernização no sistema de metrô de Londres prevista para o próximo ano. Entre as principais alterações, estão a extinção dos guichês de venda de bilhetes, que serão substituídos por mais máquinas automáticas, e a abolição dos motoristas, os quais darão lugar a navegação eletrônica, programada e controlada por um sistema central. Para os passageiros, o TFL afirma que as mudanças trarão apenas melhorias no serviço, com mais funcionários empenhados no atendimento dentro das estações e serviço 24 horas durante os fins de semana.

Leia também

Como andar de metrô em Londres

Quanto vou gastar no transporte público?

Artigo anteriorNovembro em Londres – 2014
Próximo artigoNovos trens do metrô de Londres