Atrações de Londres em novembro de 2016

Está de malas prontas para conhecer Londres em novembro? Para usufruir ao máximo da cidade, vale a pena conferir nossas sugestões de eventos tradicionais do mês na capital da Inglaterra. Pode crer: eles vão tornar seu roteiro pela cidade mais legal do mundo ainda mais incrível. ?

Perto do fim do ano, o friozinho de outono já domina as ruas de Londres. O período é ideal para curtir museus, teatros e galerias na cidade. Na segunda quinzena do mês, o clima natalino invade as ruas: as feiras de Natal e os ringues de patinação viram atrações imperdíveis para o turista.

Então, pronto para tomar nota de tudo o que vai acontecer por Londres em novembro? Confira, a seguir, a programação para montar seu itinerário. 

Natal em Londres
Na segunda quinzena de novembro, atmosfera natalina começa a tomar conta das ruas de Londres. Foto: iStock, Getty Images

Londres em novembro: shows e atrações

Você vai entender agora por que Londres é imperdível em novembro:

1. Bonfire Night – 5 de novembro

Bonfire Night
Bonfire Night celebra o dia em que o Parlamento NÃO explodiu. Foto: iStock, Getty Images

Você já leu nosso artigo sobre Guy Fawkes? A tradição londrina da Bonfire Night ocorre anualmente em 5 de novembro – em comemoração à derrota da Conspiração da Pólvora.  Para quem visita Londres, o grande barato é contemplar o show de fogos de artifício que ocorrem em diferentes pontos da cidade.  ???

A programação é gratuita na maioria dos locais. No dia 5 (sábado), você pode contemplar os fogos no Southwark Park, com entrada a partir das 17h, desde que faça uma reserva gratuita no site. Em Coram’s Fields, o espetáculo ocorre em 6 de novembro (domingo), com entrada às 15h30 e fogos às 17h00.

Já no dia 7 de novembro (segunda), você ainda pode assistir a shows de fogos no Victoria Park, gratuitamente entre 19h e 22h30, no Battersea Park, com entrada a partir das 18h e fogos às 20h (ingressos à venda por £8 no site) e no Arcelor Mittal Orbit, das 17h às 21h (ingressos à venda por £10 no site).

2. Lord Mayor’s Show – 12 de novembro

Lord Mayor's Show
Lord Mayor’s Show: tradição animada de Londres em novembro. Foto: iStock, Getty Images

Tradição desde o início do século 16, o Lord Mayor’s Show é um desfile com cavalos, carruagens, bandas e fogos de artifícios. Essa comemoração homenageia o mayor (prefeito) da City of London, berço histórico de Londres, hoje o distrito financeiro da capital, com status de cidade e direitos especiais (tem até uma polícia própria), povoada por romanos 2 mil anos atrás. O evento ocorre após a cerimônia de juramento do prefeito, que é eleito anualmente em uma votação fechada entre os Aldermen da City of London. 

Em 2016, o desfile está marcado para 12 de novembro. O evento começa às 8h30, com o Mayor of the City of London partindo de barco de Westminster com seus liverymen e outras autoridades. Às 9h30, a Tower Bridge se abre em saudação à chegada do prefeito. Depois, às 11h, inicia-se a famosa procissão, que hoje em dia reúne mais de meio milhão de espectadores. A procissão sai da Mansion House e para na Royal Courts of Justice, na fronteira com Westminster, para que o Lord Mayor possa jurar lealdade à Coroa. 

No fim de seu primeiro dia de trabalho, às 17h15, o Lord Mayor é saudado com um show de fogos de artifício no Tâmisa, entre Blackfriars e Waterloo. Confira toda a programação no site oficial do evento.

3. Remembrance Day – 11 de novembro

Cenotaph. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Cenotaph recebe a visita da Rainha. Foto: Mapa de Londres

Para os ingleses, 11 de novembro é um dia histórico. Em 1918, ele marcou o fim da Primeira Guerra Mundial. Até hoje, a data é celebrada em memória dos soldados que perderam a vida em combate.

No Remembrance Day ou “Dia da Lembrança”, a Rainha Elizabeth costuma visitar o Cenotaph, monumento construído em homenagem aos mortos, e enfeitá-lo com uma coroa de papoulas. O momento marcante ocorre em Whitehall, no centro de Londres.

Ali pertinho, na Trafalgar Square, um evento da Royal British Legion, das 10h às 11h15 também homenageia os heróis britânicos da Grande Guerra. Na programação, estão leituras, músicas e uma pausa de dois minutos de silêncio exatamente às 11h.

4. Barclay’s ATP World Tour Final

02 Arena
02 Arena receberá grandes nomes do tênis em novembro. Foto: iStock, Getty Images

É fã de tênis? Então Londres vai ser um prato cheio para você em novembro. De 13 a 20 de novembro de 2016, você poderá contemplar os melhores do mundo (Nadal e Djokovic inclusive), na O2 Arena, disputando as finais da ATP World Tour. Ingressos para diferentes setores já disponíveis no site do evento.

5. Atrações natalinas

Natal em Londres
Natal em Londres: charmoso e apaixonante. Foto: iStock, Getty Images

Na segunda quinzena de novembro, a atmosfera natalina toma conta de Londres. Você poderá encontrar ringues de patinação no gelo na Somerset House (a partir de 17 de novembro) e junto ao Museu de História Nacional (a partir de 27 de outubro). Vale a pena, ainda, conferir a bela decoração das ruas Oxford, Regent, Carnaby e em Covent Garden.

Os festivais de Natal também são atrativos da cidade: a partir de 18 de novembro, você pode conferir o Winter Wonderland no Hyde Park ou, a partir de 11 de novembro, curtir o Natal na Leicester Square ou o festival do Southbank Centre, embalado por clássicos do rock.

Mais detalhes sobre essas atrações no post sobre Londres em Dezembro.

Prepare-se para Londres em novembro

E aí, já ficou animado para curtir o melhor da capital Inglaterra no mês que está chegando? Então aproveite para tomar nota de mais algumas informações pontuais sobre Londres em novembro:

Clima: o outono londrino é friozinho, mas não é aquele gelo de bater queixo. Aproveite para desfilar sobretudos e jaquetas elegantes. À noite, vale contar com luvas e cachecóis.

Dias: são curtos, o sol nasce às 7h30 e se põe logo depois das 16h

Temperatura mínima: em torno de 4,9 ºC

Temperatura máxima: em torno de 11,2 ºC

Feriados: não há nenhum feriado em Londres no mês de novembro.

Gostou das nossas dicas de Londres em novembro? Já está com as malas prontas? Qual das atrações vai entrar no seu roteiro? Conte para nós! ?

Artigo anteriorRelembre o que foi a Peste Negra e seu impacto na Europa Medieval
Próximo artigoEntenda quem foi Charles Darwin, o inglês que transformou ciência e religião