Freedom of the City of London

Por Vania Gay*

Freedom of the City of London
Fotos: Vania Gay

Uma das cerimônias tradicionais mais antigas e ainda em existência na capital britânica é a concessão da Liberdade da Cidade de Londres (Freedom of the City of London). Acredita-se que a primeira tenha sido concedida em 1237.

O termo medieval “freeman” (homem livresignificava uma pessoa que não era propriedade de um senhor feudal. Assim, ela tinha privilégios, como o direito de comerciar, ganhar dinheiro e possuir terra.

Até 1835, a Liberdade da Cidade – juntamente com a associação de uma das guildas antigas  (precursores das atuais Livery Companies – entidades que conferem o título de ‘homem livre’) era essencial para quem quisesse exercer uma profissão ou ter um negócio na cidade. Livery companies formavam uma espécie de sindicato medieval, formado para regular os preços e a qualidade dos produtos e para cuidar de seus membros.

Leia mais sobre a história de Londres

As condições sociais e econômicas que deram origem às guildas foram ultrapassadas pelo desenvolvimento da indústria e comércio, mas as  Livery Companies na City of London continuaram, e continuam, florescendo. Elas prosseguem servindo à comunidade e abraçando as profissões modernas. Hoje, existem 108 Livery Companies na City of London.

Freedom of the City of LondonTodos os “homens livres” ainda hoje recebem o livro de “Regras de Conduta na Vida” (‘Rules for the Conduct of Life’), escrito pelo Lord Mayor, 1737-8.

Um certo número de antigos privilégios estão associados com a liberdade, embora sejam mais um produto da memória coletiva do que de evidência documentada. Estes incluem o direito de atravessar a London Bridge com um rebanho de ovelhas, andar pela City of London com uma espada desembainhada e, em caso de condenação por crime capital, ser enforcado com uma corda de seda. Outras vantagens incluem o direito de se casar na St Paul’s Cathedral, ser sepultado na City of London e  se embriagar sem receio de ser preso.

Atualmente, a Liberdade não acarreta benefícios práticos. No entanto este título continua sendo uma característica única da história de Londres, e muitas pessoas que viveram ou trabalharam na cidade têm orgulho de recebê-lo.

Freedom of the City of LondonAntes de 1996, a concessão da Liberdade era aberta apenas a cidadãos Britânicos ou da comunidade europeia (Commonwealth) com mais de 21 anos de idade e de bom caráter. Atualmente,  pessoas de qualquer nacionalidade podem ser admitidas através de nomeação ou apresentação por uma Livery Company.

A City of London também pode convidar pessoas que tiveram um impacto significativo na sua área de trabalho para receber a o título de ‘Liberdade’  como uma forma de reconhecimento. A Liberdade Honorária (Honorary Freedom) é ocasionalmente atribuída a líderes mundiais e outros indivíduos proeminentes em reconhecimento as suas realizações. Trata-se da honra mais distinta conferida pela  Cidade de Londres. Famosos Honorary Freemen incluem a Rainha da Inglaterra, a princesa Diana, Nelson Mandela, Florence Nightingale,  Theodore Roosevelt e Winston Churchill. A última honra a uma pessoa famosa foi conferida  à autora de série Harry Potter, J.K.Rowling.

Existem várias formas de  obter a Liberdade: por serviço (para os aprendizes que tenham completado seu aprendizado), por patrimônio (para filhos de “homens livres” – desde que um dos pais seja um “homem livre” antes do nascimento do requerente), por nomeação ou pela apresentação de uma das Livery Companies.

Liberdade por nomeação pode ser requisitada por pessoas de qualquer nacionalidade. O candidato deve preencher um formulário e ser indicado por dois Vereadores da Cidade de Londres (Common Councilman ou Alderman)  ou membros de uma Livery Company.

Freedom of the City of LondonEu me senti muito orgulhosa quando recebi minha Freedom of the City pois é um previlégio poder participar de uma tradição de séculos.  Pena que eu não posso mais atravessar a London Bridge com meu rebanho de ovelhas!

A autora deste artigo,a  brasileira Vania Gay, é uma Guia de Westminster e da Cityof London. Ela oferece passeios a pé em Londres para quem deseja um tour com dicas especiais de uma quase nativa e toques interessantes sobre a história dos locais visitados. Visite o  website www.brasilianguidelondon.com

Artigo anteriorUm dia em Cambridge
Próximo artigoExposição: 50 anos dos Rolling Stones