Conheça a história dos Cavaleiros Templários

Os Cavaleiros Templários são cercados por lendas e mitos, como o Santo Graal e a maldição de Molay. Também são conhecidos como uma ordem secreta, devotos ao papa e ricos. O que se sabe com certeza é que essa ordem surgiu em função das Cruzadas, expedições militares realizadas entre 1095 e 1291 para combater a expansão islâmica na Terra Santa.

A Terra Santa e o surgimento dos Cavaleiros Templários

O nome completo dessa organização é Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão. Ela foi fundada em Jerusalém, em 1119. Isso só foi possível porque a Terra Santa, em um primeiro momento, foi conquistada pelas Cruzadas e o rei de Jerusalém, Balduíno II, enfrentava problemas com os mulçumanos que cercavam a região.

O cavaleiro Hugo de Panys sugeriu ao rei que fosse criado um exército para garantir a migração dos peregrinos. Essa ordem seria submissa à igreja e seriam admitidos monges que fariam votos de castidade, pobreza e se comprometeriam a defender lugares sagrados determinados pela igreja, ou seja, teriam que eliminar todos que fossem considerados infiéis.

Balduíno II instituiu como sede da ordem o local onde depois seria construído o Templo de Salomão. Em 1139, o papa Concílio de Troyes determinou que os templários não precisavam respeitar as leis locais e responderiam apenas ao papa. Também passou a ser aceito soldados que foram excomungados de suas igrejas, com isso a ordem chegou a ter dois mil cavaleiros.

Apesar dos votos de pobreza, os cavaleiros recebiam doações e foi isso que contribuiu para o crescimento de suas posses, que iam desde peças de ouro a castelos espalhados por todo o território europeu.

Fim dos templários 

A Terra Santa foi tomada pelos mulçumanos, e a aliança com a ordem passou a não ser mais útil para o papa. Em 1305, o papa Clemente V e o rei da França, Felipe, o Belo, conspiraram para o fim da ordem.

A crise econômica instalada no reinado de Felipe fomentou a conspiração contra os templários, já que eles tinham o dinheiro e posse que ele precisava para manter suas riquezas e reinado. Em 1312, o papa Concílio de Vienne, extinguiu a ordem ao mandar executar o líder dos cavaleiros, Jacques de Molay.

O surgimento da maldição de Molay está relacionada a sua execução. Segundo a lenda, Molay, antes de ser queimado vivo, afirmou que o papa, Clemente V, e o rei Felipe morreriam dentro de um ano. O papa faleceu de câncer e o rei de derrame cerebral.

Temple Church em Londres
Foto: iStock, Getty Images

A Temple Church de Londres

A Temple Church foi construída pela Ordem dos Templários, no século 12, como sede na Grã-Bretanha. Os templos eram construídos de forma circular para lembrar aos cavaleiros de seu lugar mais sagrado, a igreja do Santo Seculpro, em Jerusalém. Esse edifício redondo lembrava o local onde Jesus teria sido sepultado.

Em 1666, ocorreu o grande incêndio em Londres e, apesar de não ficar danificada, a igreja foi reformada por Sir Christopher Wren. Atualmente a igreja recebe visitantes e realiza casamentos, funerais e batismos.

Temple Church, em Londres. Foto: iStock, Getty Images
Temple Church, em Londres. Foto: iStock, Getty ImagesVisite

Visite

Temple Church em Londres

Aqui pertinho

Royal Courts of Justice

O último duelo de Londres

Casa de Samuel Johnson

Old Bank of England Pub

Ye Olde Cheshire Cheese Pub

Artigo anteriorLançamento do Livro “Os Ingleses”
Próximo artigoA história do RMS Titanic, o navio “inafundável”