Como curtir a Bonfire Night em Londres – 2018

A Bonfire Night, ou noite das fogueiras em português, é um evento anual durante o qual Londres se vê iluminada por milhares de fogos de artifício. Os shows de pirotecnia acontecem em vários pontos da cidade, cultuando uma tradição que já tem quatro séculos de história.

O evento busca relembrar a derrocada de Guy Fawkes, um soldado católico preso no dia 5 de novembro de 1605 por fazer parte de uma conspiração que pretendia explodir o Parlamento do Reino Unido e assassinar o atual rei protestante Jaime I.

Como curtir a Bonfire Night em Londres – 2018
Representações de Guy Fawkes costumam ser queimadas na Bonfire Night. Foto: William Warby. CC BY 2.0

Quem foi Guy Fawkes?

Os católicos buscavam restaurar o poder da Igreja Católica na Inglaterra, mas encontravam uma forte repressão por parte do rei, o que os levou a conspirar contra sua vida. Para explodir o Parlamento, seriam usados trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio. Na intenção de evitar a morte de outros católicos e de pessoas inocentes, o grupo emitiu avisos aconselhando-os a manter distância do local.

Um desses avisos chegou até o rei, que ordenou uma busca no prédio. Fawkes foi encontrado enquanto protegia os barris, pois era especialista em explosivos. Depois de uma semana sob tortura, ele confessou suas intenções e delatou parte dos envolvidos. Condenado por traição, foi esquartejado e teve seus restos mortais expostos ao público.

Remember, remember, the 5th of November

A história gerou uma rima que é tradicionalmente lembrada nas comemoraçõs da Bonfire Night:

“Remember, remember, the 5th of November | Lembrai, lembrai, o cinco de novembro

The gunpowder, treason and plot | A pólvora, a traição e a conspiração

I know of no reason, why the gunpowder treason | Não conheço nenhuma razão para que a traição de pólvora

Should ever be forgot | Deva ser esquecida algum dia.“

Além disso, a influência de Guy Fawkes perdura até hoje. Sua imagem frequentemente é associada à luta por liberdade, ganhando contornos anarquistas.

No filme V for Vendetta (V de Vingança), por exemplo, um personagem usa uma máscara inspirada em seu rosto para lutar por uma revolução. O grupo Anonymous, que luta por causas sociais e busca combater as estruturas governamentais, usa a máscara de Fawkes como seu principal símbolo. Em Harry Potter, a fênix de Albus Dumbledore tem o nome de Fawkes, numa possível alusão e à necessidade de reforma nas estruturas britânicas.

Como curtir a Bonfire Night em Londres – 2018
Anonymous se apropriam da imagem de Guy Fawkes. Foto: Vincent Diamante. CC BY-SA 2.0

Onde aproveitar a Bonfire Night

A Bonfire Night normalmente é celebrada na semana do dia 5 de Novembro. A principal queima de fogos normalmente acontece na noite do dia 5 de Novembro, devido à sua importância histórica, mas durante todos os dias dessa semana acontecem eventos comemorativos.

Em 2018, 5 de Novembro caiu em uma segunda feira, mas a semana inteira foi de comemorações. A queima de fogos acontece em toda a cidade, portanto é possível acompanhar os shows pirotécnicos em muitos locais de Londres. Confira abaixo alguns dos principais:

Southwark’s fireworks night

Southwark’s fireworks night é uma das maiores queimas de fogos da cidade, e está localizada bem às margens do Rio Tâmisa. Essa é uma festa com muitas atrações, comidas, bebidas, e um excelente lugar para freqüentar com toda a família.

Estação de metrô mais próxima: Surrey Quays Station

Data: 5 de novembro, segunda feira.

Horário: o evento começa às 15 horas, e vai até as 20h30min.

Preço: a festa é gratuita para quem mora na vizinhança, mas visitantes de fora precisam pagar uma pequena taxa. A cada ano os ingressos esgotam rapidamente, logo, indicamos adquiri-los com antecedência no site do evento, que você encontra aqui http://www.southwark.gov.uk/events-culture-and-heritage/11375/3219/southwark-fireworks

Blackheath Fireworks

Esse é um dos maiores eventos relacionados à Bonfire Night, atraindo mais de cem mil pessoas por ano. Um dos únicos grandes eventos da cidade que ainda são gratuitos. Além dos fogos de artifício, a programação conta com pontos para alimentação e parque de diversões.

Estação de metrô mais próxima: Blackheath Railway Station.

Data: 3 de novembro, sábado.

Horário: o evento começa às 12 horas, as barraquinhas de comida e bebida abrem as 17h, e o espetáculo com fogos está previsto para as 20h.

Preço: evento gratuito.

Brockwell Park Fireworks

Todos os anos cerca de 50 mil pessoas se reúnem no Brockell Park para admirar os fogos de artifício e a fogueira gigante que será acesa para iluminar a noite e lembrar de Guy Fawkes. O espetáculo contará com diversos shows e terá acompanhamento musical, além de um parque de diversão, bares e lojas de artesanato.

Estação de metrô mais próxima: Brixton Station.

Data: 3 de novembro, sábado.

Horário: evento vai das 17 às 21 horas, mas o show de fogos ficou marcado para 18h45min.

Preço: 4 libras para crianças e 8,50 para adultos.

Lord Mayor’s Show

É o espetáculo que conta com a participação direta do prefeito da cidade de Londres. Provavelmente é o mais perigoso – e fantástico – festival de fogos da semana. Embarcações com os explosivos são dispostas no Rio Tâmisa, o que facilita a observação do espetáculo por parte do público. O evento começa às 11h, com uma apresentação aérea da força aérea real. Além disso, há marcha militar, acrobacias chinesas e uma procissão com o prefeito. O evento dura até o fim do dia, com o espetáculo pirotécnico às cinco da tarde.

Estações de metrô mais próximas: Bank Station, Cannon Street Station, Mansion House Station e Monument Station.

Data: 10 de novembro, sábado.

Horário: a partir das 11h.

Preço: evento gratuito.

Battersea Park fireworks

Esse evento é iluminado pelo espetáculo de fogos de artifício e por uma enorme fogueira às margens do rio Tâmisa. Os visitantes podem aproveitar os bares e restaurantes da região, bem próximos à estação de metrô Battersea Power Station.

Estação de metrô mais próxima: Battersea Power Station.

Data: 3 de novembro, sábado.

Horário: 18 horas, mas o show de fogos ficou marcado para 19h30min.

Preço: 10 libras o ingresso normal. Crianças possuem entrada gratuita, mas precisam ter um ingresso. Os ingressos devem ser adquiridos com antecedência no site do evento.

Confira como foi a festividade no ano passado:

Para conhecer outros eventos relacionados à Bonfire Night, acesse o mapa com a localização.

Artigo anteriorO que fazer em Bath – Inglaterra?
Próximo artigoSt. Paul’s Cathedral em Londres