Beau Brummel, o Dandy de Londres

George Bryan Brummell, mais conhecido como Beau Brummel e eternizado como “Dandy”, foi uma figura icônica do período conhecido como Regência Britânica, no século 19. Até hoje, suas ideias e aspirações, principalmente no que diz respeito à moda masculina, são referência de elegância no Reino Unido.

Para muitos, a influência de Brummel foi mais significativa do que a do próprio Rei George IV, de quem o Dandy era amigo pessoal. Boa parte desse prestígio deve-se ao fato de que Brummel revolucionou – praticamente sozinho – a maneira como os homens vestiam-se, num processo que ficou conhecido como The Great Masculine Renunciation.

dandy
Estátua do Dandy está localizada na Jermyn Street. Foto: Mapa de Londres.

“A verdadeira elegância não é percebida”

Ao contrário do que se poderia pensar, as convicções de Brummel não eram extravagantes ou coloridas: seu ideal combinava a discrição com a sobriedade, adotando tons neutros e pasteis para compor o traje.

A representação do Dandy por Richard Dighton. Foto: domínio público.
A representação do Dandy por Richard Dighton. Foto: domínio público.

Segundo ele, alguém bem vestido e elegante não é notado, ou seja, as pessoas não olham para trás quando um verdadeiro dandy passa na rua. O culto à elegância gerou um movimento conhecido como Dandismo.

Brummel, além do estilo, ficou conhecido pela retórica brilhante, responsável por levá-lo aos mais bem frequentados ambientes londrinos. Perspicaz, sagaz e irônico, conseguia prender a atenção dos ouvintes e costumava ser evitado em debates, já que sua poderosa argumentação frequentemente desencorajava qualquer tipo de oposição.

Alguns hábitos, no entanto, eram considerados excêntricos, como a recomendação de polir as botas – inclusive a sola – com champagne e empregar em torno de cinco horas por dia apenas para vestir-se do modo que julgava apropriado.

Ofensa real foi responsável pelo seu declínio

Os comentários espirituosos, considerados os principais responsáveis por sua ascensão na aristocracia, também foram o estopim de sua derrocada.

Certo dia, ao avistar um amigo conversando com George IV, perguntou, referindo-se ao rei: “Quem é o seu amigo gordo?”.

A partir daí, foi afastado do convívio real e perseguido por credores, sendo obrigado a fugir para a França em 1816.

A estátua de Beau Brummel em Londres está localizada na Jermyn Street, nas imediações do Piccadilly Circus. A estação de metrô mais próxima é a Green Park.

Veja a localização no mapa:

 

Esse e outros tópicos da história de Londres você pode desbravar em um passeio guiado pela cidade, sabia? Veja como:

Vania Gay - Mapa de Londres

Passeio guiado

Este post teve colaboração de Vania Gay, a única guia brasileira credenciada pela City of Westminster, pela City of London e pela St Paul’s Cathedral.

Conheça o seu trabalho e agende um tour pela história de Londres.

 

Saiba mais

Guia de atrações de Londres

Regent Street

Trafalgar Square

The Monument

Artigo anteriorTroca da Guarda até o fim do ano
Próximo artigoAcessibilidade em Londres