Beau Brummel, o Dandy de Londres

2
1427
Descubra!

George Bryan Brummell, mais conhecido como Beau Brummel e eternizado como “Dandy”, foi uma figura icônica do período conhecido como Regência Britânica, no século 19. Até hoje, suas ideias e aspirações, principalmente no que diz respeito à moda masculina, são referência de elegância no Reino Unido.

Para muitos, a influência de Brummel foi mais significativa do que a do próprio Rei George IV, de quem o Dandy era amigo pessoal. Boa parte desse prestígio deve-se ao fato de que Brummel revolucionou – praticamente sozinho – a maneira como os homens vestiam-se, num processo que ficou conhecido como The Great Masculine Renunciation.

dandy
Estátua do Dandy está localizada na Jermyn Street. Foto: Mapa de Londres.

“A verdadeira elegância não é percebida”

Ao contrário do que se poderia pensar, as convicções de Brummel não eram extravagantes ou coloridas: seu ideal combinava a discrição com a sobriedade, adotando tons neutros e pasteis para compor o traje.

A representação do Dandy por Richard Dighton. Foto: domínio público.
A representação do Dandy por Richard Dighton. Foto: domínio público.

Segundo ele, alguém bem vestido e elegante não é notado, ou seja, as pessoas não olham para trás quando um verdadeiro dandy passa na rua. O culto à elegância gerou um movimento conhecido como Dandismo.

Brummel, além do estilo, ficou conhecido pela retórica brilhante, responsável por levá-lo aos mais bem frequentados ambientes londrinos. Perspicaz, sagaz e irônico, conseguia prender a atenção dos ouvintes e costumava ser evitado em debates, já que sua poderosa argumentação frequentemente desencorajava qualquer tipo de oposição.

Alguns hábitos, no entanto, eram considerados excêntricos, como a recomendação de polir as botas – inclusive a sola – com champagne e empregar em torno de cinco horas por dia apenas para vestir-se do modo que julgava apropriado.

Ofensa real foi responsável pelo seu declínio

Os comentários espirituosos, considerados os principais responsáveis por sua ascensão na aristocracia, também foram o estopim de sua derrocada.

Certo dia, ao avistar um amigo conversando com George IV, perguntou, referindo-se ao rei: “Quem é o seu amigo gordo?”.

A partir daí, foi afastado do convívio real e perseguido por credores, sendo obrigado a fugir para a França em 1816.

A estátua de Beau Brummel em Londres está localizada na Jermyn Street, nas imediações do Piccadilly Circus. A estação de metrô mais próxima é a Green Park.

Veja a localização no mapa:

 

Esse e outros tópicos da história de Londres você pode desbravar em um passeio guiado pela cidade, sabia? Veja como:

Vania Gay - Mapa de Londres

Passeio guiado

Este post teve colaboração de Vania Gay, a única guia brasileira credenciada pela City of Westminster, pela City of London e pela St Paul’s Cathedral.

Conheça o seu trabalho e agende um tour pela história de Londres.

 

Saiba mais

Guia de atrações de Londres

Regent Street

Trafalgar Square

The Monument

Descubra!

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Publique seu Comentário
Entre com seu nome aqui