Bandeira de Londres: curiosidades e história

Você sabia que não existe uma bandeira de Londres? É verdade. O lugar que você conhece como Londres, a capital da Inglaterra e do Reino Unido, não tem sua própria bandeira. Mas a Cidade de Londres, a City of London, distrito financeiro e berço histórico da capital, tem. Quer entender essa história? Então siga a leitura 🙂

Bandeira de Londres ou da Cidade de Londres

Para quem quer logo ver uma bandeira de Londres sem se importar com a história, esta aqui é a da City of London:

Bandeira de Londres - City of London

A bandeira da Cidade de Londres é baseada na bandeira da Inglaterra, com a cruz vermelha de São Jorge sobre um fundo branco. No canto superior esquerdo, uma espada vermelha representa a arma que teria decapitado St Paul, o patrono da cidade (homenageado pela St Paul’s Cathedral.)

Agora que você já conhece a bandeira da Cidade de Londres, vamos entender qual é a diferença da City para a Londres à qual costumamos nos referir?

A Londres que você conhece, aquela que surge à mente quando você lembra do Big Ben, por exemplo, é na verdade Greater London. Existe uma outra Londres, menor, que fica dentro dessa Greater London. É a City of London, um distrito que tem pouco mais de 1 milha quadrada. Foi lá que os romanos se estabeleceram ao fundar Londinium, no século 1, quase 2 mil anos atrás.

Bom, aquela Londinium se expandiu para muito além das fronteiras antes delimitadas por uma muralha, a London Wall, cujas ruínas podem ser vistas em alguns pontos da cidade ainda hoje. Assim, aquela região histórica manteve uma identidade própria, mas faz parte de uma área maior, a Greater London.

O Palácio de Westminster, o Palácio de Buckingham e muitos outros pontos associados ao governo e à Realeza se situam na City of Westminster, um distrito vizinho que fica em Greater London.

Quando você fala em prefeito de Londres, normalmente se refere ao prefeito da Greater London. Boris Johnson, que implementou o sistema do aluguel de bicicletas e ficou famoso por seus discursos e por capitanear a campanha do Brexit, era prefeito da Greater London. O atual prefeito é Sadiq Khan, eleito em 2016.

Mas não fique apavorado por não saber que a City of London tem seu próprio prefeito, que assume a função de promover os negócios da City.

Essa relação entre Londres e a City of London é realmente peculiar. Veja outras curiosidades sobre essa história:

  1. A City of London tem sua própria polícia, a City of London Police.
  2. A City of London tem sua própria bandeira.
  3. A City of London tem seu próprio prefeito, o Lord Mayor, que não é o mesmo prefeito da Greater London.

Bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra tem fundo branco, uma cruz vermelha centralizada, a cruz de São Jorge (St George). Você vê essa bandeira principalmente em jogos de futebol, nos quais as seleções do Reino Unido atuam separadamente, como Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Bandeira da Inglaterra

Bandeira do Reino Unido ou da Grã-Bretanha

A bandeira do Reino Unido é uma junção das bandeiras da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda do Norte. A ilha da Grã-Bretanha não tem sua própria bandeira. Quando se fala em Grã-Bretanha, normalmente se está falando de Reino Unido, que conta com os países da ilha da Grã-Bretanha acrescidos da Irlanda do Norte, que fica na ilha da Irlanda.

Bandeira do Reino Unido: Union Jack

E aí, gostou de conhecer a bandeira de Londres, da City of London e outras bandeiras britânicas? Comente.

Artigo anteriorOnde ficar em Londres: dicas de hospedagem
Próximo artigoComo o amor do Rei Eduardo VIII abalou a monarquia britânica