“Sir, when a man is tired of London he is tired of life: for there is in London all that life can afford”
(“Senhor, quando um homem está cansado de Londres, ele está cansado da vida, porque há em Londres tudo o que a vida pode oferecer”.
A mais famosa frase a respeito de Londres foi proferida pela primeira vez nos arredores desta residência, na 17 Gough Square. Esta era a casa do Dr Samuel Johnson (1709-1784), escritor, biógrafo, crítico literário e o autor de um dos dicionários primordiais da língua inglesa, A Dictionary of the English Language, em 1755 – redigido em nove anos.
Leia também: mais personagens de Londres
A praça onde a casa se localiza é pequena, razoavelmente escondida e bastante peculiar. Ali ao lado, pode-se ver uma estátua do gato de Johnson, no qual uma inscrição metálica apresenta a famosa frase. E pertinho, a Gunpowder Square e o pub Ye Olde Cheshire Cheese.
É possível visitar a casa onde o escritor morou e boa parte do dicionário foi escrita. Nós ainda não a visitamos, mas talvez seja um passeio interessante para quem se interessa pela vida de um dos mais renomados homens da literatura britânica na história.
Ingresso: Adulto 4,50 libras / Crianças 1,50 libras
Horários: Outubro a abril: Segunda a sábado, das 11h às 17h; Maio a setembro, de segunda a sábado, das 11h às 17h30. Fechado aos domingos, feriados e de 22 de dezembro a 1 de janeiro.
Endereço: 17 Gough Square
Veja no mapa
Metrô: Chancery Lane (Central Line), Blackfriars e Temple (District and Circle Lines)
Ônibus:
Para Fleet Street – 4, 11, 15, 23, 26, 76, 172
Para Fetter Lane – 341
Para Holborn Circus – 8, 25, 242, 45, 46, 17
Destaques: Tour audiovisual contando a vida de Johnson; o dicionário no local onde foi escrito; a decoração do início do século 18.
Ali ao lado
Praça: Gunpowder Square