O Hyde Park é um dos principais pontos turísticos de Londres. É enorme, lindo e cheio de peculiaridades que o diferenciam de qualquer outro parque no mundo. A seguir, veja um roteiro para descobrir um pouco desse Parque Real de Londres.
Ponto de partida – Hyde Park Corner (Piccadilly Line)
Hyde Park Corner
Ao sair da estação, observe esse portão-monumento em pedra portland. Ele foi erigido em 1825, sob ordem do Rei George IV, para se tornar uma entrada real para o Hyde Park.
Ao lado, você vê a Apsley House, casa do Duque de Wellington após sua vitória sobre Napoleão em Waterloo. O lugar tinha um endereço significativo: Number One, London. Hoje a casa abriga uma grande coleção de arte e um interior belíssimo, mas não vamos entrar. Passe pelo arco do portão para ingressar no parque.
Rose Garden
Cruze a South Carriage Drive e pegue o caminho à esquerda. Depois de 15 metros, dobre à direita e entre pelo portão de metal para chegar ao Rose Garden, um jardim de rosas que ganha ainda mais vida em junho. Além das flores, há duas estátuas e uma fonte, que foi desenhada pela Condessa Feodora Gleichen, a primeira mulher da Sociedade Real dos Escultores Britânicos.
Serpentine
Cruze o Rose Gardens e siga em frente até chegar ao Memorial do Holocausto, uma homenagem aos judeus assassinados na Segunda Guerra. Depois dobre à direita e à esquerda para encontrar o Serpentine River, que praticamente divide o Hyde Park (Leste da Serpentine Bridge) e o Kensington Gardens (Oeste). No lago, podem-se observar pássaros aquáticos, barcos e até nadadores.
Rotten Row
Costeie o Serpentine pela esquerda para encontrar a Rotten Row, uma antiga Rota Real que ligava Kensington a Wesminster. Servia de estrada para a carruagem do Rei William II, no século 17, que sofria de asma e queria se manter distante da poluição de Westminster. Ladeada por 300 luminárias a óleo, foi a primeira via iluminada artificialmente em toda a Grã-Bretanha.
Lido
De junho a setembro, os londrinos realmente nadam no lago aí à direita. O Serpentine Swimming Club, formado em 1864, é o mais antigo do Reino. Foi aqui que, em 1904, o criador de Peter Pan, James Barrie, instituiu uma competição natalina que ainda se realiza anualmente.
Seguindo em frente, você vai encontrar a Fonte do Memorial da Princesa Diana. Depois dela, você deve cruzar a Serpentine Bridge antes de chegar a Kensington Gardens. Após atravessá-la, siga na direção nordeste, ao encontro do Speaker’s Corner.
Speaker’s Corner
Neste canto do parque, qualquer pessoa é permitida por lei a falar publicamente sobre qualquer assunto desde que o individuo não use linguagem indecente. Um ato do Parlamento de 1872 tornou o local um símbolo da liberdade de expressão em todo o mundo.
O escritor George Bernard Shaw deu discurso aqui, e Karl Marx, Lênin e George Orwell pararam no lugar para ouvir protestos e elucubrações diversas. Nas manhãs de domingo, ainda se veem pessoas subindo em banquinhos e falando sobre Deus, alienígenas e conspirações do governo.
Fim
Este roteiro é adaptado de um passeio proposto pela organização que cuida do Hyde Park e dos outros Parques Reais de Londres. Confira
Saindo do parque, você chegará ao…