O bairro de Brixton, no sul de Londres, é tradicionalmente conhecido por ser multicultural e vibrante. Por muito tempo, foi considerado o lar da comunidade afrocaribenha na cidade, e ainda hoje vemos muitos sinais disso.
Ao sair da estação de metrô podemos sentir a efervecência nas ruas, sempre com um reggae tocando ao fundo e uma multidão de gente de todos os estilos e raças. Hoje algumas pessoas consideram o bairro a mais nova área trendy da cidade.
Uma das coisas mais legais para se ver e experimentar em Brixton são seus mercados. Assim como o bairro, os mercados também são um mix de produtos e cozinhas das mais diferentes partes do mundo. E dentre todos os mercados de comida tradicionais do bairro, o Brixton Village chama a atenção, por ser um tanto peculiar.
Imagine uma rua coberta, onde restaurantes, cafés e brechós dividem espaço com bancas de comida, como um pequeno mercado público. Tudo junto, num clima relax e cheio de estilo.
Aqui o importante é a experiência gastronômica que está prestes a acontecer. Experiência, sim, pois os restaurantes e cafés apresentam grande cuidado e atenção com ambiente, decoração, iluminação e menus. Mas nada de frescura: como os espaços são pequenos, as cozinhas são abertas, e o ambiente acaba se misturando. Não se sabe bem onde acabam as áreas de trabalho e começam as mesas.
E em meio a tantos lugares lindos e tantas opções culinárias, fica difícil escolher. Pode-se encontrar crepes franceses, cakes ingleses, sushi, noodles, pratos orgânicos, pizzas, burritos e até comida típica colombiana. Produtos locais também podem ser comprados por lá, como cervejas caseiras, geleias, pães e massas. Tudo produzido por moradores do sul de Londres.
E se o interesse vai além da comida, é possível achar preciosidades nos brechós, que têm uma ótima seleção de peças à venda.
De quinta a sábado, o mercado fica aberto até tarde. E as noites de quinta são famosas por sempre terem algum show ou performance especial.
O Brixton Village fica bem pertinho da estação de metrô homônima. Por isso, não há desculpa para não conferir esse lugar. Afinal, sair do circuito tradicional de turismo e explorar as áreas alternativas da cidade pode render belas surpresas.
Horários: Lojas – diariamente, das 8h às 19h. Mercado de rua, diariamente das 8h às 18h (quinta a sábado, até 23h30-0h)
Estação: Brixton (Victoria Line)
Para chegar: Dobre à direita na saída da estação. Pegue a primeira rua à direita, a Atlantic Road. Desça a Atlantic Road até a entrada da Brixton Village, que fica do lado esquerdo da rua.
Confira no mapa
Exibir mapa ampliado