Descubra 7 símbolos de Londres e da Inglaterra

Descubra 7 símbolos de Londres e da Inglaterra

8

Nenhuma cidade no mundo possui símbolos tão conhecidos e identificáveis quanto Londres, capital da Inglaterra. Talvez a concorrente mais forte seja Nova York, com seus táxis amarelos e sacolas que apregoam “I Love NY”. Mas a Big Apple não ostenta a história, a tradição e o folclore de Londres e os guardas da Rainha, os táxis pretos, os ônibus de dois andares, as cabines telefônicas vermelhas e até, mais recentemente, a London Eye. Isso sem mencionar outros elementos londrinos que não poderiam se relacionar a nenhuma outra cidade, como o metrô mais antigo do mundo e seu indefectível “mind the gap”.

É por reconhecer a importância (turística e histórica) de seus símbolos que o governo britânico moderniza com muita delicadeza e sensibilidade as linhas de ônibus e altera a estrutura das cabines telefônicas. Ele sabe a importância de suas raízes. Assim, mesmo que os routemaster já sejam raridade pelas ruas da capital inglesa, os ônibus de Boris Johnson mantiveram os traços originais e diversas características que criaram a fama dos originais. Da mesma forma, as cabines telefônicas, substituídas pouco a pouco, também recriam aquelas que ficaram gravadas na memória e nos registros fotográficos de viajantes de todo o mundo.

Por isso, não se preocupe: a Londres com a qual você sonha estará lá quando sua viagem finalmente sair do papel.

7 símbolos de Londres

Conheça os sete principais símbolos de Londres (aqueles que você reconhece instantaneamente com uma palavra ou um vislumbre rápido):

1. Big Ben

O Parlamento e o Big Ben. Foto: Mapa de Londres
Big Ben é o maior ícone de Londres e da Inglaterra. Foto: Mapa de Londres

Sem dúvida, o Big Ben é o maior símbolo de Londres e da Inglaterra. Originalmente, ninguém o via. Big Ben era o apelido do sino, e não do relógio ou da torre do Palácio de Westminster, onde fica o Parlamento do Reino unido. Hoje, a torre inteira atende pelo nome.

2. Cabine telefônica vermelha

Cabines de Londres
Cabines telefônicas são ícones da Inglaterra. Foto: iStock, Getty Images

A cabine telefônica vermelha, a tradicional, está cada vez mais rara, devido ao alto custo de construção e manutenção. Por causa do vandalismo e da necessária redução de despesas do governo, cabines telefônicas mais modernas e menos caras substituem as originais. Infelizmente.

3. Táxis pretos

Táxi preto, black cab em Notting Hill
Black cabs são símbolo de Londres. Foto: iStock, Getty Images

Este é outro símbolo de Londres que ganha concorrência. Hoje não existem mais só os táxis pretos, os black cabs. O número de cores aumentou, mas, para o turista, foto num táxi marrom não tem graça nenhuma. Além da diversidade de cores, há ainda opções de transporte de carro que vão além do táxi, como o Uber, que ganha cada vez mais adeptos.

4. Ônibus

Novo Routemaster em Londres
Este é o novo Routemaster de Londres. Foto: Mapa de Londres

O velho e querido Routemaster, certamente o ônibus de Londres mais famoso da história, está praticamente extinto. Mas, para a sorte do turista, o ex-prefeito Boris Johnson mandou construir a nova linha de ônibus nos moldes do original, com dois andares e o sistema hop on / hop off.

5. Guardas da Rainha

Turistas podem conferir a Troca da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham. Foto: Mapa de Londres
Turistas podem conferir a Troca da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham. Foto: Mapa de Londres

O indefectível chapéu preto não deixa o turista em dúvida. Os Guardas da Rainha ainda mantêm a mesma aura de mistério e respeito de antigamente e podem ser vistos durante as trocas de Guarda. Uma delas ocorre na frente do Palácio de Buckingham, em uma cerimônia com marchas militares e centenas de turistas de câmeras em punho.

6. Símbolo do metrô

Metrô de Londres - Mapa de Londres

O metrô de Londres é o mais antigo do mundo, criado em 1863. Além de ser o mais antigo e um dos mais extensos e eficientes, ele é um case de marketing e publicidade impressionante. Dois de seus elementos são estampados em camisetas, almofadas e objetos de decoração em todo o mundo: o símbolo do metrô, o Roundel (na foto acima), e o alerta “Mind the Gap”, que avisa ao passageiro do buraco que há entre a plataforma e o trem.

7. London Eye

London Eye à noite
London Eye é um dos símbolos mais recentes de Londres e da Inglaterra. Foto: Mapa de Londres

A London Eye é o ícone mais recente de Londres. Foi feito para constituir-se de atração temporária, mas ganhou o carinho de visitantes e londoners. Pode ser visto de qualquer parte da cidade e propicia uma belíssima vista da capital britânica para quem embarca na roda-gigante.

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre os principais ícones e símbolos de Londres? Comente.

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Vou viajar essa semana para Londres.
    Me falaram que as famosas cabines vermelhas estão difíceis de serem encontradas!
    Você pode me informar quais ruas posso encontra-las?
    Todos da família querem uma foto nesse ícone londrino!

  2. Gente, comecei há alguns dias a leitura do “Uma ponte para Londres”, e a cada dia que passa, me apaixono mais por essa cidade e suas peculiaridades, seus encantos. Eu pensava que era apaixonada por Paris, mas a veia histórica de Londres tem me cativado de tal forma, que não sei o que será das demais cidades desse mundo (para mim… rsrrs). Adorei o post, e sim, já reconheço de longe essas “marcas” londrinas. E não vejo a hora de poder conhecer de perto tudo isso!

    Abraços,