“Essa loucura precisa parar”, diz Boris Johnson

“Essa loucura precisa parar”, diz Boris Johnson
Foto: Divulgação

O prefeito de Londres, Boris Johnson, antecipou o retorno das férias após os tumultos dos últimos dias e retomou os trabalhos na capital britânica nesta terça-feira.

Em comunicado enviado à imprensa, Johnson lamentou os episódios de violência. Enquanto esperava o avião do Canadá para a Inglaterra, o prefeito se sentiu envergonhado ao assistir às imagens da revolta pela televisão e pediu aos revoltosos: “Essa loucura precisa parar”.

> Leia também: anarquia em Londres

> Boris fala para uma plateia raivosa em Clapham Junction

De acordo com o prefeito, são relevantes todas as questões a respeito da motivação dos jovens que depredaram a cidade e da culpa e omissão da polícia em alguns casos. Por isso, a prefeitura investigará a questão a fundo, a fim de responsabilizar os culpados e reparar os problemas detectados.

Entre as medidas prometidas, estão a instrução mais adequada a menores de 11 anos, o recrutamento de mais voluntários para ajudar as crianças na escola, o aumento do número de bolsas de estudo e a aceleração dos investimentos já previstos para as áreas de Tottenham e Croydon.

Confira trechos traduzidos do texto:

Eu me senti envergonhado – envergonhado pelas ações de uma pequena mas significante minoria dos nossos companheiros londrinos, e pelo estrago que eles provocaram em sua perspectiva econômica e na imagem de Londres ao redor do mundo.

Em menos de 12 meses, nós vamos receber o mundo nos Jogos Olímpicos de verão na maior cidade do planeta – e até lá nós todo precisamos esperar que olharemos para trás e veremos esses eventos como um pesadelo.

Para todos aqueles que sofreram a destruição de sua propriedade, e para todos aqueles que ficaram apavorados pelos tumultos da juventude, eu posso apenas dizer o quanto peço desculpas pelas perdas sofridas.

Junto com colegas hoje estarei presente nas áreas mais afetadas para conversar com os residentes. Terei uma mensagem primordial: que Londres pode e precisa dar a volta por cima.

Nós vamos consertar cada loja. Nós vamos reconstruir toda área afetada. Nós vamos acelerar os investimentos já em curso para estimular o crescimento em lugares como Croydon e Tottenham.

Acima de tudo, nós precisamos reconstruir a confiança entre a população e a polícia. Imenso progresso já foi feito nos últimos 10 anos, porém mais precisa ser feito, especialmente na contratação de agentes policiais de minorias étnicas.

Nós podemos progredir, e nós podemos consertar todo o dano que foi causado em casa e fora de casa. Mas primiro essa loucura precisa parar.

Artigo anteriorAnarquia em Londres
Próximo artigoPopulação se mobiliza para limpar Londres