População se mobiliza para limpar Londres

População se mobiliza para limpar Londres
Foto: Divulgação

Armas diferentes tomaram as ruas de Londres nas primeiras horas da manhã desta terça-feira. Munido de vassouras, um exército de voluntários, a maioria cooptada pelo Twitter, se organizou em grandes grupos para apagar os rastros do caos provocado por três dias de protestos, tumultos e vandalismo na capital britânica.

Para promover o movimento de limpeza, foi criado o perfil Clean Up London . Através dele e do site, foram divulgados horários e locais para os voluntários se reunirem e começarem o trabalho exaustivo, que deve demorar alguns dias para terminar. E a ideia deu certo: centenas de londrinos desceram das estações de metrô com vassouras, panos, cestos de lixo e luvas para consertar a cidade. No início da noite desta terça, o perfil já contava com quase 80 mil seguidores e anunciava: “Muito cuidado com as limpezas noturnas”.

Leia também

> Anarquia em Londres

> Essa loucura precisa parar, pede Boris Johnson

População se mobiliza para limpar Londres
Reprodução: Evening Standard

Um movimento paralelo da comunidade é o CatchaLooter, algo como PegaLadrão. A ideia é identifcar o maior número possível de ladrões que resolveram aproveitar a anarquia para furtar e roubar estabelecimentos comerciais de Londres.

Para isso, basta mandar uma foto, com descrição do local onde ela foi tirada, para o endereço CatchALooter@gmail.com. Todas as imagens são publicadas no site do movimento. Depois, serão agrupadas e enviadas para a polícia, que já prometeu tomar as medidas necessárias para encontrar, processar e prender os contraventores.

Com informações do Guardian e da blogueira Adriana Miller.

Artigo anterior“Essa loucura precisa parar”, diz Boris Johnson
Próximo artigoPersonagens de Londres: Sherlock Holmes