Royal Mews, os Estábulos Reais em Londres

Royal Mews, os Estábulos Reais em Londres

2

O Royal Mews, Estábulos Reais de Londres, é responsável pelo transporte da Rainha Elizabeth II e dos membros da Família Real, tanto pelos veículos puxados por cavalo quanto pelos veículos motorizados – incorporados apenas após o falecimento da Rainha Victoria, que tinha ojeriza a essa inovação tecnológica.

Royal Mews - Mapa de Londres
Royal Mews conduz a monarquia ao longo dos séculos. Foto: Mapa de Londres

A visita ao Royal Mews, os Estábulos Reais

O Royal Mews é aberto ao público. O visitante pode usar um audio guide (incluso no valor do ingresso) que ajuda a entender, passo a passo, como o lugar segue em operação hoje, qual é a sua história e detalhes de cada uma das carruagens apresentadas.

Onde

Na lateral do Palácio de Buckingham. Quem está olhando o palácio a partir do Memorial da Victoria deve contornar o palácio pela esquerda. No caminho, em 400 metros, encontrará o Royal Mews, após a Queen’s Gallery.

Veja no mapa

Estação: Victoria (District, Circle e Victoria Lines) ou Green Park (Victoria e Piccadilly Lines)

Visitas em 2015

2 de fevereiro a 29 de março: segunda a sábado, das 10h às 16h (entrada até 15h15).

30 de março a 31 de outubro: diariamente, das 10h às 17h (entrada até 16h15)

1 a 30 de novembro: segunda a sábado, das 10h às 16h (entrada até 15h15)

Fechado em: de 1 de dezembro a 1 de fevereiro e durante eventos Reais.

Duração: 1 hora a 1h30

Preços

Só para o estábulo:  Adulto 9 libras / criança (até 17 anos) 5,40 libras / crianças (até 5 anos) gratuito

Royal Day Out (inclui visita aos State Rooms, aos Estábulos Reais e à Queen’s Gallery): Adulto 35,60 libras/ Criança (menor de 17 anos) 20,00 libras / Criança (menor de 5 anos) gratuito

Compre com antecedênciaonline

Vale a pena conhecer os Estábulos Reais?

Eu não recomendaria a visita ao Royal Mews para quem viaja para Londres pela primeira vez e tem até 7 dias na cidade. Mas, para quem fica mais tempo ou já conhece um pouco da capital britânica, trata-se de uma excelente opção. Um passeio pelo Royal Mews ajuda a entender um pouquinho do papel equino em toda a tradição monárquica do Reino Unido e ajuda a conhecer uma instituição histórica sobre a qual não se fala muito em outros tours relacionados à Rainha.

Estábulos em funcionamento

Royal Mews - Mapa de Londres
Royal Mews é uma pequena village no Palácio de Buckingham, onde os coachmen da Rainha moram e trabalham. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Os estábulos do Royal Mews, cujas origens remontam ao século 14, estão entre os melhores em funcionamento no mundo. Aqui são treinados os cavalos Windsor Greys e Cleveland Bays, responsáveis por puxar as carruagens reais.

Royal Mews - Mapa de Londres
Estábulos em funcionamento. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

No Royal Mews, são guardados e mantidos todos os veículos de estado. Eles incluem as carruagens usadas em eventos da monarquia e de estado, como visitas de mandatários estrangeiros, casamentos reais e a cerimônia de Abertura do Parlamento, protagonizada pela Rainha todo ano. As carruagens do Royal Mews são usadas anualmente pelo menos 50 vezes para conduzir embaixadores de sua residência oficial para o Palácio de Buckingham, a fim de que eles apresentem suas credenciais a Sua Majestade.

Royal Mews - Mapa de Londres
Frota motorizada da Rainha tem Rolls Royces, Bentleys e limusines. Foto: Mapa de Londres

Além do transporte de pessoas, o Royal Mews também é responsável por levar, diariamente, em uma carruagem especial, a correspondência da realeza para o Palácio de Buckingham e para o Palácio de St James.

Gold State Coach

Todas as carruagens reais são belíssimas. Mas há uma especial: a Gold State Coach, utilizada em todas as cerimônias de coroação desde o Rei George IV, em 1821.

Royal Mews - Mapa de Londres
A Gold State Coach pesa 4 toneladas e é puxada por 8 cavalos. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Parar diante de uma carruagem de 250 anos de idade, com todo esse peso da tradição real, é uma experiência interessante. Dá para ficar um bom tempo admirando todos os detalhes do veículo. De fato, ao se aproximar dela, o visitante tem a impressão de que está encarando uma obra de arte na National Gallery.

Royal Mews - Mapa de Londres
A Gold State Coach é reservada para os eventos mais importantes da monarquia. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

A carruagem tem 7,3 metros de comprimento e 3,7 metros de altura. Adornada com ouro, possui painéis pintados por Giovanni Cipriani, quatro tritões para mostrar o poder do império e três esculturas no teto representando a Inglaterra, a Irlanda e a Escócia.

Royal Mews - Mapa de Londres
Painéis pintados pelo artista Giovanni Cipriani. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Construída para George III em 1762, a Gold State Coach pesa 4 toneladas e é puxado por oito cavalos. Só o processo de tirar a carruagem de onde ela repousa leva dois dias inteiros, em um serviço que exige o trabalho de diversos funcionários do Royal Mews.

A carruagem dourada é guardada para os momentos mais importantes da monarquia. A última vez em que ela foi utilizada ocorreu em 2002, no Jubileu de Ouro. Antes disso, apenas no primeiro Jubileu, em 1977, no dia da coroação, 2 de junho de 1953. Para o Jubileu de Diamante, por exemplo, em 2012, o veículo foi preservado.

Royal Mews - Mapa de Londres
No topo, Inglaterra, Escócia e Irlanda. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Royal Mews - Mapa de Londres
Detalhe da parte da frente. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Royal Mews - Mapa de Londres
Detalhes da parte de trás. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Royal Mews - Mapa de Londres
Tratadores têm atenção especial a cada um dos cavalos, cujo nome é escolhido diretamente pela Rainha. Foto: Mapa de Londres

Mais detalhes

O Gold State Coach é a parte final da visita. Antes os visitantes podem vislumbrar a maioria das carruagens reais, alguns dos veículos motorizados e entender como funciona o dia a dia do Royal Mews. Um aspecto interessante: o Royal Mews constitui-se de uma pequena village no palácio, com uma comunidade que vive e trabalha nos estábulos. Boa parte dos funcionários, inclusive, tem antepassados que também trabalharam por aqui.

Há séculos, Reis e Rainhas têm uma relação especial com os equinos. A Rainha Elizabeth II, por exemplo, é a responsável por batizar cada um de seus cavalos. Já a Rainha Victoria viu seus filhos aprenderem a montar aqui no Royal Mews, na escola de cavalaria. De vez em quando, ainda hoje, membros da Família Real dão seus primeiros trotes por aqui.

Os visitantes também podem observar em detalhes como são os uniformes dos cocheiros da Rainha. É impressionante lembrar que a textura e a confecção é praticamente a mesma desde os tempos vitorianos. Algumas das alfaiatarias utilizadas são as mesmas desde o século 19.

Para finalizar o nosso passeio, o detalhe das plaquinhas com o nome dos cavalos nos estábulos. Aqui fica a Pearl, nascida em 1999:

 

Royal Mews - Mapa de Londres
Cada coxia tem uma placa com o nome do cavalo correspondente. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Mais Palácio de Buckingham

Visite o Palácio

Troca da Guarda

15 curiosidades

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

2 comentários