O galo de Trafalgar Square

O galo de Trafalgar Square

A fauna de Trafalgar Square se diversificou. Além dos quatro leões de bronze na base da Coluna do Almirante Nelson e dos pombos que circulam entre turistas que lhes dão comida, um grande galo azul assoma agora no quarto pilar.

Galo de Trafalgar Square - Londres
Boris Johnson revela o “pássaro”. Reprodução, Guardian

A obra de arte, com mais de 4 metros de altura, de autoria da alemã Katharina Fritsch, faz graça com a palavra “cock” (que significa galo e também, digamos, pinto). Mas a maior polêmica não é essa. O “pássaro”, como o chamou o prefeito Boris Johnson, alude a um símbolo francês na principal praça de Londres, que celebra a vitória britânica na Batalha de Trafalgar – contra a França e Napoleão.

Mesmo assim, a discussão ficou mais restrita aos jornais e a grupos conservadores. A artista defende sua escultura e diz que nem imaginou a relação com a França, enquanto Johnson disse que se sente orgulhoso do “cock”.

Então quem visitar a Trafalgar Square pode registrar um ícone inusitado entre tantos símbolos imperiais, bem no coração da capital britânica. Pelo menos até o início de 2015, já que o galo ocupa um espaço destinado a trabalhos artísticos temporários.

Veja como visitar a Trafalgar Square

Trafalgar Square - Mapa de Londres
Conheça a Trafalgar Square

Aqui pertinho

National Gallery

Piccadilly Circus

Banqueting House

The Mall

10 Downing Street

Palácio de Buckingham

Churchill War Rooms

St James’s Park

E toda a Westminster

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

2 comentários