Como visitar o Etihad Stadium, estádio do Manchester City

Como visitar o Etihad Stadium, estádio do Manchester City

Templos do futebol fazem parte do catálogo de pontos turísticos da Inglaterra, berço do esporte. Quando estiver no país, não deixe de conhecer o Etihad Stadium, estádio do Manchester City. Em uma área economicamente ativa, porém sem muitos atrativos turísticos, ele é ponto de parada obrigatório.

Também conhecido como City of Manchester Stadium, o lar do Manchester City é dos estádios mais modernos da Inglaterra: foi inaugurado em 2003, com capacidade para 55 mil pessoas. Através de uma visita guiada, é possível explorar todos os cantos do local e reviver um pouco da história de um dos clubes mais conhecidos do Reino Unido.

Ficou pilhado para o tour esportivo? Então descubra, a seguir, todos os detalhes para visitar o Etihad Stadium. ⚽️

Etihad Stadium
Etihad é um dos estádios mais modernos do Reino Unido. Foto: Higor Douglas, CC BY 2.0

Tour pelo Etihad Stadium, estádio do Manchester City

De trem, a viagem entre Londres e Manchester tem duração de, aproximadamente, duas horas. Uma boa dica é programar o passeio com antecedência. Os tours guiados pelo estádio são disponibilizados todos os dias da semana (com horários de manhã e à tarde – entre 10h30 e 15h30) e podem ser agendados direto no site oficial do clube.

Com duração de, aproximadamente, 70 minutos, o tour explora o funcionamento interno do estádio e permite ao visitante conhecer cada detalhe da casa do Manchester City. O tour passa pela sala de conferências da imprensa, pela zona de aquecimento e, claro, pelo vestiário e túnel dos jogadores.

Como já destacamos, o Etihad Stadium, que tem vários nomes alternativos (como Camp Blue), é um dos mais modernos da Inglaterra. Nele, você vai reparar que tudo é novo e que os vestiários são estruturados para garantir o máximo de conforto aos jogadores. O gramado também é lindo.

O City of Manchester Stadium também abriga um museu que reconta um pouco da história do clube e uma lojinha de lembranças, onde é possível adquirir itens oficiais do Manchester City com 10% de desconto. Após a visita, você também vai ganhar de recordação um mapa do Etihad e um laço do clube.

Curtiu? Então veja, a seguir, todos os detalhes para a sua visita:

Endereço:  Ashton New Rd, Manchester M11 3FF, Reino Unido

Como chegar: O estádio fica a cerca de 2,4 km a pé do centro de Manchester. Parando na  Manchester Piccadilly Station, a caminhada é de 25 minutos. Você também pode pegar o Metrolink direto da Piccadilly Station e parar na Etihad Campus, ao lado do estádio . O trajeto dura entre 8 e 10 minutos.

Visitas: de segunda a sexta, das 10h30 às 15h30. Pode haver alteração nos horários em dias de jogos (consulte no site).

Bilhetes: 17 libras por pessoa

Veja o mapa:

Arquitetura do Etihad Stadium

Com obras estimadas em um custo de £ 110.000.000, o Etihad Stadium impressiona pela beleza arquitetônica. Ele é composto por três níveis de arquibancadas nas laterais e seu teto possui um formato oval, suportado por vários cabos de aço. Estes são ligados a oito torres que fornecem acesso ao andar superior, através de rampas em espiral.

O acesso ao estádio é feito por meio de um sistema de cartões inteligentes, que permite a passagem de 1.200 pessoas por minuto em todas as entradas, evitando filas. Há, ainda, um túnel abaixo do estádio para veículos de emergência e ônibus da equipe visitante em dias de partidas. O Etihad abriga, ainda, dois restaurantes temáticos com vista para o gramado.  

Por sua estrutura, o Etihad já foi até premiado: recebeu o Prêmio de Design Inclusivo do Royal Institute of British Architects, em 2004, e o Prêmio Especial da Instituição de Engenheiros Estruturais, em 2003.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre o Etihad Stadium, estádio do Manchester City? Já conheceu ou pretende fazer a visita? Conte para a gente nos comentários. 😎

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

2 comentários