Uma caminhada pela ruelas de Covent Garden sempre garante boas surpresas. E como é bom quando a gente se depara com algo que não só surpreende, mas também soluciona nossos problemas. Pelo menos, até o dia 24 de março, quando uma das minhas grandes descobertas em Londres, a Dover Bookshop, livraria especializada em arte e design, vai fechar.
Por Juli Haas, especial para o Mapa de Londres
Ao passar os olhos pela vitrine, eu queria todos os livros. Dentro da loja, descobri tesouros. Um mar de livros de arte, moda, design, tipografia, estampas e fotografia. Livros sobre tatuagens, com desenhos e histórias, modelagem de roupas, história da moda, fontes, ilustrações, mitologia, desenho da figura humana, padrões de tecidos… Além dos livros com cds de artes vetorizadas, de todos os temas imagináveis, que podem salvar o dia de quem trabalha na área.
A loja vende títulos da editora própria, a Dover Books, títulos de outras editoras e itens de papelaria, como agendas e calendários. Tudo, claro, dentro da temática de arte e design.
Para quem está à procura de artes específicas ou simplesmente buscando inspiração para uma nova criação, passar por aqui é obrigatório.
Itens inusitados, como um livrinho com paper dolls da família Obama, fazem a gente rir e entender que Londres é assim: tem tudo que a gente precisa – e o que não precisa também. Ao alcance de uma caminhada despretensiosa no fim do dia.
O problema é que você não terá muito tempo para aproveitar essa dica. A loja anunciou que abrirá as portas pela última vez no dia 24 de março, domingo. Depois, apenas vendas pela internet.
Endereço: 18 Earlham Street, London WC2H 9LG.
Metrô: Covent Garden, Leicester Square, Tottenham Court Road.
Texto e fotos: Juli Haas, especial para o Mapa de Londres