Senhoras dos ônibus de Londres

Uma aventura inusitada pelo transporte público de Londres se encerrou em fevereiro deste ano. No dia 10, três senhoras aposentadas, Jo Hunt, Linda Smither e Mary Rees, utilizaram seus Freedom Passes para pegar o ônibus X68 em Russell Square para West Croydon, a última viagem de uma missão que durou cinco anos. O objetivo? Andar em todas as rotas de ônibus de Londres, do começo ao fim.

A jornada completa foi narrada através de textos e fotos em um blog iniciado em março de 2009, o One Bus at a Time. No site, elas não perdem muito tempo tentando explicar a razão por trás dessa proposta peculiar. Uma delas tinha vontade de percorrer algumas rotas do começo ao fim, a outra lhe deu de Natal um mapa com as principais linhas e, dois anos depois, a ideia insólita começou a tomar forma. “Por quê? Pergunte a alguém que tenha escalado o Monte Everest por que ela fez isso. É claro que ter os Freedom Passes (passes gratuitos para pessoas com mais de 62 anos) e o tempo livre que vem com a aposentadoria ajuda”, dizem as “Ladies who bus”, as senhoras que andam de ônibus.

londonist
The ladies who bus. Reprodução, Londonist

Ao todo, há mais de 700 rotas de ônibus em Londres. Mas nem toooodas entraram no escopo  – ainda assim, bastante amplo – das três passageiras. “O comitê de regras decidiu que nós não andaríamos nos night buses porque as pessoas vomitam umas nas outras, e nós também não usaríamos os ônibus 600, que são aqueles das escolas, e as crianças nos achariam muito peculiares”, explica Jo, em entrevista ao site Londonist.

Confira: 

Matéria do site Londonist

Blog One Bus at a Time

Leia também

Evolução do ônibus de Londres

Guia do transporte de Londres

Curiosidades sobre o  metrô

Artigo anteriorExposição Vikings: Vida e Lenda
Próximo artigoTour pelo Parlamento terá ingresso mais caro