Uma aventura inusitada pelo transporte público de Londres se encerrou em fevereiro deste ano. No dia 10, três senhoras aposentadas, Jo Hunt, Linda Smither e Mary Rees, utilizaram seus Freedom Passes para pegar o ônibus X68 em Russell Square para West Croydon, a última viagem de uma missão que durou cinco anos. O objetivo? Andar em todas as rotas de ônibus de Londres, do começo ao fim.
A jornada completa foi narrada através de textos e fotos em um blog iniciado em março de 2009, o One Bus at a Time. No site, elas não perdem muito tempo tentando explicar a razão por trás dessa proposta peculiar. Uma delas tinha vontade de percorrer algumas rotas do começo ao fim, a outra lhe deu de Natal um mapa com as principais linhas e, dois anos depois, a ideia insólita começou a tomar forma. “Por quê? Pergunte a alguém que tenha escalado o Monte Everest por que ela fez isso. É claro que ter os Freedom Passes (passes gratuitos para pessoas com mais de 62 anos) e o tempo livre que vem com a aposentadoria ajuda”, dizem as “Ladies who bus”, as senhoras que andam de ônibus.
Ao todo, há mais de 700 rotas de ônibus em Londres. Mas nem toooodas entraram no escopo – ainda assim, bastante amplo – das três passageiras. “O comitê de regras decidiu que nós não andaríamos nos night buses porque as pessoas vomitam umas nas outras, e nós também não usaríamos os ônibus 600, que são aqueles das escolas, e as crianças nos achariam muito peculiares”, explica Jo, em entrevista ao site Londonist.
Confira: