A monarquia britânica é milenar e, liderada pela Rainha Elizabeth II, conta com amplo prestígio em todos os cantos do planeta. Já imaginou como seria se você pudesse associar sua marca, produto ou serviço à realeza?
Muita gente não sabe, mas isso é possível. Só o que o prêmio é restrito e difícil de conquistar, assim como qualquer honraria concedida pela nobreza.
Reconhecimento da qualidade dos serviços prestados
Trata-se dos Royal Warrants of Appointment. Eles funcionam como uma espécie de selo de Garantia Real, além de uma marca de reconhecimento e prestígio.
A regalia é concedida a quem presta serviços – não necessariamente gratuitos – à Rainha, ao Duque de Edimburgo ou ao Príncipe de Gales por um período mínimo de cinco anos, alcançando a satisfação da monarquia.
Atualmente, o lendário “By Appointment” e o Brasão Real de Armas do Reino Unido são ostentados por cerca de 800 privilegiados, cujo escopo varia de grandes empresas de tecnologia a pequenos artesãos londrinos.
A condecoração pode ser revogada a qualquer momento, e seu portador deve seguir normas rígidas para mantê-la. A tradição é repercutida ao longo dos séculos e já incluiu, por exemplo, honrarias a um cirurgião dentista, em 1684, e a um caçador de ratos, em 1789.
Royal Warrants Association: Encontre todos os Fornecedores Reais
Veja dois exemplos de lojas com o certificado de excelência da Realeza:
John Lobb
No número 9 de St James’s Street, a John Lobb produz botas e sapatos à moda antiga, com os mesmos preceitos e técnicas que calçaram, desde a era vitoriana, príncipes, primeiros-ministros e personalidades como Enrico Caruso, Frank Sinatra, George Bernard Shaw e Cole Porter. Hoje a loja detém orgulhosamente o Royal Warrant do Duque de Edimburgo e do Príncipe de Gales.
Fortnum & Mason
Em outro ramo de serviço, a Fortnum & Mason tem uma ligação estreita com a Realeza. O número 181 de Piccadilly é a mais antiga e luxuosa loja de departamentos de Londres. Com mais de 300 anos de história, serviu Reis, Rainhas e consumidores de todas as partes do mundo. Símbolo britânico de qualidade, angariou diversos Royal Warrants nos últimos 150 anos. É aqui que a Rainha compra chá 😉
Esse e outros tópicos da história de Londres você pode desbravar em um passeio guiado pela cidade, sabia? Veja como:
Passeio guiado
Este post teve colaboração de Vania Gay, a única guia brasileira credenciada pela City of Westminster, pela City of London e pela St Paul’s Cathedral.
Conheça o seu trabalho e agende um tour pela história de Londres.
Leia também
Conheça as atuais regras de sucessão