O prefeito de Londres, Boris Johnson, anunciou no início deste mês planos para a construção de uma calçada flutuante sobre o Rio Tâmisa.
O projeto, caso seja aprovado, deve ficar pronto até o verão de 2012, para as Olimpíadas, e custar até 60 milhões de libras (153 milhões de reais).
A calçada terá um quilômetro de comprimento e 12 metros de largura. Sairá de Blackfriars e chegará até a Torre de Londres, passando por diversos pontos turísticos, como a St. Paul’s Cathedral.
Ela é chamada, até o momento, de London River Park.
– A beleza e o design geniais dessa estrutura vão prover outra fantástica atração para a capital – elogiou o prefeito Boris Johnson, antes de revelar que parte da obra será custeada por fundos privados.
> Veja mapa de onde se situaria a London River Park
Ao longo da calçada, serão construídos oito pavilhões de vidro, que abrigarão cinema, teatro, espaço para exposições, entre outros.
A divulgação do projeto provocou reações distintas entre os londrinos. No site do Daily Mail, muitos criticaram o governo britânico por elevar ainda mais os gastos com as Olimpíadas de 2012.
Alguns apontaram que já existem passarelas e pontes no Tâmisa, e que a London River Park não valeria o investimento. Por outro lado, leitores também ponderaram que a calçada pode se converter em mais uma grande atração turística da cidade.
O London Eye, quando foi inaugurado, também rendeu muitas críticas.
> Teleférico também deve ficar pronto até as Olimpíadas