Rainha Elizabeth II completa 60 anos no trono

Quando nasceu, em 1926, a Rainha Elizabeth II tinha tudo para não chegar ao trono. Era apenas a quarta na linha de sucessão, atrás de seu avô, o Rei George V, de seu tio, Edward, e seu pai, Albert.

Rainha Elizabeth II completa 60 anos no trono
A coroação de Elizabeth II

O caminho até a coroação foi bastante inusitado. Quando George V faleceu, a pequena Elizabeth viu seu tio, Edward, subir ao torno, no primeiro mês de 1936. Mas Edward, apaixonado, pediu em casamento Wallis Simpson, uma socialite divorciada em trâmites da segunda separação. O anúncio provocou uma crise institucional, que levou o Rei a abdicar em favor do irmão, Albert, coroado como George VI, para alento da tradição e desespero de seu fonoaudiólogo, que teve de lhe tratar a gagueira a fim de ajudá-lo a produzir os discursos de fé e esperança que mobilizaram o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1952, ouviu-se pelas ilhas britânicas a seguinte frase, proferida com lamento por todo o povo:

–  O Rei está morto. Vida longa à Rainha.

Rainha Elizabeth II completa 60 anos no tronoE vida longa ela tem. Aos 90 anos de idade, A Rainha Elizabeth II é chefe de estado do Reino Unido e de outros 15 reinos da Commonwealth, como Austrália e Canadá. Em 2012, em seu jubileu de diamante, Elizabeth II completou 60 anos no trono. E em 10 de setembro de 2015, superou Victoria como a monarca mais longeva.

Mais sobre a Rainha

A história de Elizabeth II

Familia Real Britânica ou do Reino Unido?

Artigo anteriorCompras com desconto em Londres
Próximo artigoDavid Cameron quer alterar regras da sucessão na monarquia