David Cameron quer alterar regras da sucessão na monarquia

David Cameron quer alterar regras da sucessão na monarquia
Reinado de Elizabeth II completará 60 anos em 2012. Foto: Royal Household

Caso o Príncipe William e Kate Middleton tenham uma filha, ela poderá ser a primeira herdeira da Coroa a se beneficiar de uma mudança em leis centenárias da tradição monárquica proposta pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, na última semana. Ele escreveu aos outros primeiros-ministros da Commonwealth a fim de buscar um consenso para alterar as regras da sucessão ao trono.

As reivindicações do primeiro-ministro dizem respeito a duas leis:

1)      Não basta ser o primogênito para ser considerado o próximo na linha de sucessão, pois os homens têm preferência. Pelas regras atuais, uma possível filha do Príncipe William seria preterida por seu também hipotético irmão mais novo.

2)      Herdeiros que se casam com católicos romanos perdem o direito ao trono .

Para o primeiro-ministro, esses dois aspectos das regras de sucessão devem sofrer mudanças para acompanhar os novos tempos, de maior compreensão e menor preconceito. Segundo Cameron, preterir mulheres é uma anomalia no caminho da Coroa.

No fim do mês, Cameron, acompanhado pela Rainha, se reunirá com os outros primeiros-ministros da Commonwealth para tratar do assunto. O encontro, que deve propiciar um plano de mudanças, será em Perth, na Austrália.

Leia também: A inusitada ascensão da Rainha Elizabeth II ao trono

Leia também: Como cumprimentar a Rainha

Artigo anteriorRainha Elizabeth II completa 60 anos no trono
Próximo artigoFotos do Estádio Olímpico de Londres