O pub Princess Louise é uma ótima sugestão para roteiros turísticos em Londres, tanto de quem gosta de beber quanto de quem aprecia arquitetura e história. O local foi construído em 1872, reformado pelo arquiteto Arthur Chitty em 1891 e então restaurado, por fim, em 2007. Até hoje, retrata com fidelidade a Era Vitoriana de Londres.
Texto e fotos: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Como visitar o Princess Louise
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h30 às 23h; sábado, das 12h às 23h; e domingo, das 12h às 22h30.
Telefone: 020 7405 8816
Endereço: 208 High Holborn, Covent Garden, WC1V 7EP
Estação de metrô: Holborn (Central e Piccadilly Lines)
Arquitetura do pub
No ano de 2007, o pub ficou fechado durante seis meses para reformas e reabriu totalmente restaurado, ainda mais fiel ao período em que foi construído. Essa reforma lhe rendeu diversos prêmios de design e arquitetura. Hoje, protegido pelo patrimônio histórico, o local faz parte de uma lista de prédios no Reino Unido que não podem ser derrubados, ampliados ou alterados sem autorização prévia dos órgãos responsáveis. Para se ter ideia, até mesmo o mictório de mármore do banheiro masculino faz parte dessa lista e não pode ser removido.
A estrutura do prédio é interessante por si só. O bar fica no meio, como se fosse uma ilha, e ao redor dele estão diversos corredores, divididos por muitas portas, que criam cabines ao redor de todo o bar e que passam a sensação de se estar em um labirinto. Essas cabines se tornam espaços subdivididos e mais íntimos, sendo uma boa opção para quem prefere ter um pouco mais de privacidade.
Entretanto, quem busca privacidade deve chegar mais cedo, pois, no horário de happy hour, o local fica intransitável, já que além de atrair uma grande quantidade de turistas, o pub é bastante frequentado pelos próprios londrinos. Além disso, o Princess Louise conta com preços relativamente baixos se comparado a outros pubs considerados pontos turísticos.
O prédio ainda conta com um segundo andar, com um amplo salão, bar e lareira, funcionando mais como um restaurante. O ambiente é muito marcante e rico em detalhes que podem ser observados durante horas, sem que se esgotem. A estrutura aparente e os móveis são todos de madeira, alguns sofás e poltronas de couro, lustres imponentes, muitos vitrais, espelhos com decalques dourados, azulejos e até mesmo o teto, as paredes e o chão são minunciosamente decorados.
Comer e beber no Princess Louise
Atualmente, o pub pertence ao grupo Samuel Smith’s Brewery, e por isso só serve bebidas da marca, o que não garante uma variedade tão grande. Entretanto os preços são extremamente amigáveis, e as pints ficam em torno de 3 libras.
Para comer: pratos principais, grelhados, sanduíches, saladas, hambúrgueres e até mesmo uma lista apenas com pratos feitos com peixe. Entre os clássicos britânicos estão o Chicken e Mushroom Pie, por £7,50; o Hand-Battered Fish and Chips, por £8,75 e o Bangers & Mash (linguiças Cumberland com legumes e purê de batatas), por £5,95.
Sobremesas e bebidas quentes, como expresso (£1,75) e cappuccino (£1,95), também integram o cardápio.
Veja a galeria de fotos
Texto e fotos: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Pertinho daqui
White Hart, o pub mais antigo de Londres
E também