Projetos para os túneis desativados do metrô

Museu do metrô de Londres - logo - símbolo
Museu do Transporte de Londres. Foto: Mapa de Londres

Antigas estações de metrô de Londres que já foram desativadas devem ganhar nova função no futuro. Chamadas de Ghost Stations, elas podem ser transformadas em uma rede de atrações turísticas, com hotéis, shoppings e museus, segundo notícia do Evening Standard.

Transport for London, o órgão responsável pelo sistema de transporte de Londres, está procurando formas de reativar 750 túneis, utilizados antigamente por trens e cavalos. A ideia é fazer um leilão dos túneis, mas ainda não foi anunciado se a oferta será individual ou por lote de túneis.

Old London Underground

O primeiro a vislumbrar lucros com os túneis desativados foi Ajit Chambers, ex-executivo da Barclays, em 2009. Desde 2009, o investidor analisa o mapa de estações fantasmas para, com sua renovação, movimentar estimadas 3,6 bilhões de libras. Para difundir o conceito, ele fundou a sociedade Old London Underground e identificou 34 túneis prioritários. Segundo o Evening Standard, o milionário vai converter 13 delas em galerias com exposições de arte, danceterias, lojas e até um museu sobre os bombardeios que atingiram a cidade.

Estação-fantasma?

Com mais de 150 anos de história, é natural que o sistema do metrô de Londres tenha passado por diversas mudanças. E ao longo do caminho, algumas estações foram desativadas. Muitas delas conservam os traços originais e se constituem de um verdadeiro retrato do passado da capital britânica. Ah, claro, algumas delas são mal-assombradas, de acordo com relatos de antigos funcionários e passageiros.

Tour pelos túneis

Ficou curioso para conhecer uma estação-fantasma por dentro? Periodicamente, o Museu do Transporte de Londres abre as portas de uma das estações fantasmas ao público. Nesses eventos, tours guiados contam a história do lugar e mostram como era a estação em sua época e como ela se encontra atualmente.

Saiba mais sobre o tour. Foto: Museu do Transporte de Londres
Saiba mais sobre o tour. Foto: Museu do Transporte de Londres

Leia também

Conheça o Museu do Transporte de Londres

Saiba como usar o metrô de Londres

Artigo anteriorCassinos de Londres
Próximo artigoIdeias para o Halloween em Londres