Sonho dos londrinos boêmios, o metrô 24 horas vai se tornar realidade na capital britânica.
A partir de 2015, Londres terá o Night Tube. Com previsão de estreia em 12 de setembro, o metrô da madrugada terá as linhas Piccadilly, Victoria, Central, Jubilee e Northern em funcionamento 24 horas nas sextas-feiras e sábados.
Impulsionando o investimento em atrações noturnas e aumentando a segurança de quem necessita de transporte durante a madrugada, essa atitude irá beneficiar a economia em 360 milhões de libras, segundo previsão do Transport For London.
De acordo com o prefeito de Londres, o excêntrico Boris Johnson, o metrô 24 horas vai melhorar a qualidade de vida em Londres. “Durante muito tempo, isso foi impossível, mas com um grande investimento nós levamos o metrô para um novo patamar”, afirma Johnson. “Além de criar novos empregos e dar um enorme impulso à economia, o Night Tube vai ajudar milhões de pessoas a se deslocar pela cidade com mais facilidade e rapidez. A evolução do metrô da noite vai, sem dúvida, tornar Londres um melhor lugar para viver, trabalhar, visitar e investir”.
Mapa do metrô 24 horas
Motivos
Hoje, mais de meio milhão de londrinos usam o metrô depois das 10 horas nas sextas-feiras e sábados. Com a implementação de novos horários noturnos, o tempo de viagem irá diminuir, e a economia de bares e discotecas estará livre para aumentar cada vez mais.
Como irá funcionar o serviço do metrô 24 horas?
Central: Trens funcionarão entre Ealing Broadway e Hainault, e entre White City e Loughton.
Jubilee: Trens funcionarão em toda a linha.
Northern line: Trens funcionarão em toda a linha menos na Mill Hill East and Bank branches.
Piccadilly: Funcionará entre Cockfosters e Heathrow Terminal 5.
Victoria: Trens funcionarão em toda a linha.
O serviço promete complementar o já existente serviço de 24 horas de ônibus.
Benefícios da implantação do trem 24 horas
De acordo com o Transport For London, o metrô da madrugada vai reduzir as viagens noturnas em 20 minutos em média, com algumas delas encurtadas em uma hora. Até agora, quem saía à noite e voltava para casa ou para o hotel depois da meia-noite precisava encarar os Night Buses. Assim, muitas vezes, os passageiros são obrigados a pegar mais de um ônibus, pois há menos linhas disponíveis.
Serão criados 1.965 empregos permanentes. 265 na direta operação dos trens e 1.700 em todas as outras funções que serão requiridas.
Em algumas rotas, a economia de tempo poderá chegar em uma hora.
Pesquisas dizem que para cada 1 libra gasta para a implementação do trem noturno, os benefícios chegam a 2,70 libras. Em impactos mais amplos esse benefício pode aumentar em até 1,20 libras.
Demanda reduzida de taxis ilegais, trazendo mais segurança.
Mais facilidade e segurança para o viajante que trabalha em Londres mas mora longe.
Um maior tempo de operação de bares, festas, restaurantes, cinemas, museus e outras formas de entretenimento na cidade.
Menores chances de engarrafamento após eventos.
Acessibilidade para passageiros que estão no aeroporto Heathrow antes das 7 da manhã nos finais de semana.