Londres em obras: Olimpíadas de 2012 serão as mais caras da história

Uma das cidades mais lindas do planeta está em reforma. Mas as obras que modificarão Londres para os Jogos Olímpicos já têm data para terminar: agosto de 2011. Até lá, o governo britânico terá sedimentado nos estádios, no sistema de transporte e na infraestura da capital um investimento de quase 30 bilhões de reias, o que configura Londres 2012 como as Olimpíadas mais caras da história.

Londres em obras: Olimpíadas de 2012 serão as mais caras da história
Estádio Olímpico de Londres em simulação computadorizada. Foto: LOCOG

A cada quatro anos, atletas das principais modalidades esportivas do mundo digladiam-se em busca de recordes. Em julho de 2012, os olhares estarão concentrados nos cem metros rasos, no salto em distância, no saque do vôlei e no salto do hipismo. Antes disso, no entanto, as atenções voltam-se para outra marca: os vultosos investimentos dedicados a um mês de competição esportiva, na terceira vez em que Londres sediará os Jogos Olímpicos.

Para abrigar tantas pessoas que disputam um lugar para assistir aos jogos – nove milhões de ingressos -, a cidade-sede precisa de grandes estádios, quadras e ginásios esportivos. Um alto custo para um prazo curto. Para atender à demanda temporária e não criar problema de sustentabilidade das estruturas construídas para os Jogos, o desafio de Londres é encontrar soluções que supram as necessidades e não se tornem inúteis tão logo se encerrem as Olimpíadas. Por isso, muito se falou de um caráter inteligente para as construções britânicas. Logo após o término do evento, vários estádios poderiam ter o espaço excedente retirado – ou até mesmo a construção inteira – e reconstruído em outro lugar. Isio evitaria os chamados Elefantes Brancos, estruturas enormes sem utilização prática.

Londres em obras: Olimpíadas de 2012 serão as mais caras da história
Estádio Olímpico de Londres

A obra mais importante e aguardada, onde ocorrem as cerimônias de abertura e encerramento, o Estádio Olímpico encaminha-se para o seu final. Até agosto de 2011, o estádio deve ser entregue. Com capacidade para 80 mil pessoas, o custo da obra é de mais ou menos 833 milhões de dólares. Depois dos jogos, a capacidade total do estádio será diminuída para 25 mil espectadores. Além disso, dois times estão na disputa para se tornar administradores oficiais do local após as Olimpíadas: o West Ham e o Tottenham.

 

O Parque Olímpico está quase todo pronto. O velódromo foi a primeira construção a ser acabada, e o ginásio de basquete também já está finalizado. Todas as outras obras têm até o segundo semestre de 2011 para ser concluídas. Além das modernas estruturas, a capital Londrina demonstra preocupação com o meio ambiente: no entorno do Estádio Olímpico, foram plantadas mais de 1,5 mil árvores. Por toda extensão do Parque, mais plantas foram colocadas.

 

 

Artigo anteriorAlbergue ou hotel: a melhor opção de hospedagem em Londres
Próximo artigoCronograma das Olimpíadas de Londres