Freemasons’ Hall: a Maçonaria em Londres

Freemasons' Hall: a Maçonaria em Londres
Foto: Eluveitie, CC S-A 3.0

A maçonaria é uma fraternidade antiga que reúne homens poderosos em todo o mundo. Em sua história, contou com membros realmente influentes, como Reis, Príncipes, Duques, Presidentes e parcela considerável dos nomes ensinados nas aulas de história ocidental.

Não-religiosa e não-política, a sociedade rege-se por um código de conduta moral, divulga princípios igualitários (embora as principais lojas aceitem apenas membros homens) e preza pela assistência a pessoas necessitadas. Por muito tempo, manteve-se sob um véu misterioso de segredos e rumores e hoje busca desfazer teorias de conspiração que a colocam como responsável por revoluções, guerras e outros grandes eventos da humanidade.

Em Londres

Berço da sociedade, Londres abriga a sede da maçonaria na Inglaterra, a Freemason’s Hall. O lugar, desde 1775 na Great Queen Street, é o ponto de encontro da União das Grandes Lojas da Inglaterra.

O belíssimo prédio da sede, o terceiro, foi construído em estilo art deco após a Primeira Guerra Mundial, como uma homenagem a todos os maçons que perderam a vida em combate. Contrariamente àquela premissa antiga de sigilo e discrição, a sede oferece tours diários gratuitamente, que incluem um passeio pela biblioteca, pelo museu, pelo Grande Templo e pelos salões.

Curiosidade: na série Spooks, a sede da maçonaria é utilizada como a base do MI5.

Como visitar

Endereço:
60 Great Queen Street
London WC2B 5AZ
United Kingdom

Estações de metrô: Covent Garden (Piccadilly Line, 4 minutos a pé) ou Holborn (Central e Piccadilly Line, 4 minutos a pé)

Veja no mapa

Ingresso: Gratuito

Horários: Para visitar o Museu e a Biblioteca, basta aparecer no local entre 10h e 17h de segunda a sexta (A visita não se estende a todos os locais – restritos para os tours)

Tours

Ingresso: Gratuito

Horários: Quando não há cerimônias ou eventos no Grande Templo, a sede oferece tours de segunda a sexta, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

O passeio começa na biblioteca e percorre o prédio, com um guia.

Tours em sábados precisam ser agendados. Confira

Não há tours em domingos, feriados, em sábados que precedem feriados bancários e no período de Natal e Ano Novo.

Se quiser confirmar que haverá tour na data desejada, ligue para T: +44 (0) 20 7831 9811.

Visite o site da United Grand Lodge of England

Artigo anteriorShake Shack
Próximo artigoOnde comer em Londres