Conheça a história de J. K. Rowling, criadora de Harry Potter

Joanne Kathleen Rowling, ou simplesmente J.K. Rowling, nasceu em 31 de julho de 1965, na cidade de Chipping Sodbury, Inglaterra. Tornou-se conhecida mundialmente por ser autora de uma das sagas literárias mais lucrativas do mundo, Harry Potter.

Você pode não saber, mas ela foi recusada por diversas editoras e a estação King’s Cross não é importante só para a saga de Harry Potter, mas também para os seus pais, pois curiosamente foi onde se conheceram durante uma viagem de trem.

 

J K Rowling
Foto: Daniel Ogren, CC BY-SA 2.0

Inglaterra para J. K. Rowling

A Inglaterra faz parte da vida da escritora e é fonte de inspiração Na saga Harry Potter, a estação King’s Cross em Londres, tem uma plataforma 9 ¾ que é usada pelos alunos para chegar até o Expresso Hogwarts que os leva até a escola de magia mais conhecida do mundo, Hogwarts.

O mundo mágico criado por J.K Rowling é tão importante que na estação King’s Cross foi criada a plataforma 9 ¾ , com direito a carrinho de bagagens semelhante aos usados e descritos nos livros pela autora. Com toda a certeza é uma parada obrigatória para os fãs da saga.

Aliás, a ligação de Rowling com a Inglaterra vai muito além da estação e da saga. Apesar da escritora hoje viver com sua família em Edimburgo, Escócia, ela passou parte da sua vida em Winterbourne, uma cidade mais a sudoeste na Terra da Rainha.

O tempo passou e Jo começou a estudar na Univesity Exeter, localizada na costa sul da Inglaterra. Nessa universidade estou francês. Depois da faculdade foi para Londres, onde trabalhou por muito tempo na Anistia Internacional, essa organização luta pelos direitos humanos em todo o mundo. Harry Potter começou a ser escrito em uma viagem de volta a Londres que a escritora começou a trabalhar suas ideias sobre a saga e só em 1997, depois de um ano de inúmeras recusas das editoras é que o livro chega as livrarias.

A saga Harry Potter não foi o único livro da escritora a ser recusado. Em março de 2016, J.K. Rowling revelou pela sua conta no Twitter que o seu livro mais recente, “O Chamado do Cuco”, no qual ela adotou o pseudônimo de Robert Galbraith, também foi recusado pela mesma editora que havia recusado “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

 

J.K. Rowling anuncia livro novo

Pelo site Potermore, a escritora divulgou a “existência” de uma escola de magia no Brasil, chamada Castelobruxo. A escola de magia brasileira fica na Amazônia e recebe estudantes de toda América. E essa não é a única novidade. Além da escola brasileira e de Hogwarts, no Reino Unido, Beauxbatons, na França e Durmstrang, no leste europeu, foram reveladas mais três escolas de magia no universo de Harry Potter.

E para a surpresa de todos, ainda neste ano, será publicado o livro “Harry Potter e a criança amaldiçoada”. Essa obra é uma peça teatral que se passa após todos os acontecimentos da saga do bruxinho. O livro deve chegar ao Brasil em outubro pela editora Rocco.

Leia também:

Peça de Harry Potter em Londres

Artigo anteriorAgatha Christie, a Dama do Crime
Próximo artigoCharles Darwin, o pai da Teoria da Evolução