A cerveja é uma instituição cultural em Londres e no Reino Unido. Ela tem um papel fundamental na rotina da capital britânica, que abriga um pub a cada esquina. Então, se você está montando seu roteiro de viagem, não deixe de incluir nele uma boa degustação de pints.
Pensando nisso, preparamos um pequeno guia para você se orientar um pouquinho antes de fazer seu pedido. Cheers, mate!
Lager
As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo e as responsáveis por 99% das vendas no Brasil. Embora não sejam tão tradicionais quanto as ales na Inglaterra, respondem por mais da metade das vendas. Existem subtipos de lager, como pilsner, bock, pale lager (clara) e dark lager (escura).
Características: normalmente claras e brilhantes, com espuma bastante persistente e sensação refrescante. É uma cerveja fermentada e armazenada em baixas temperaturas.
Fermentação: baixa fermentação ou fermentação a frio.(de 6 a 12ºC)
Teor alcoólico: entre 4 e 5%
Representantes: London Lager, Foster’s, Carling, Kronenbourg, Stella Artois
Ale
Este é o tipo de cerveja mais tradicional no Reino Unido. Ela possui o sabor mais complexo e frutado. Entre os subtipos, estão a Pale Ale, a Stout e a Porter, muito populares em Londres.
Características: são cervejas encorpadas e vigorosas.
Fermentação: produzidas em temperaturas mais altas, entre 15 e 24ºC
Teor alcoólico: Possuem teor alcoólico de 4%
Representante: Spitfire é a cerveja mais vendida da Shepheard’s Neame, uma das cervejarias mais antigas da Inglaterra. O nome vem do avião de caça dos aliados na Segunda Guerra.
Pale Ale
Na inglaterra também são conhecidas como English Bitter. Podem ser Standard Bitter, Special Bitter ou Extra Special Bitter.
Características: clara e leve
Fermentação: alta fermentação
Teor alcoólico: Possuem teor alcoólico de até 6%
Representante:s Victory Ale, da cervejaria Batemans, Fuller’s London Pride, Bierland Pale Ale.
Stout
Nos Pubs em Londres você encontra facilmente essa cerveja. Ela é dividida em vários tipos, como Dry Stout, Sweet Stout, Oatmeal Stout e Foreign Extra Stout.
Características: Sabor forte de chocolate, café e malte torrado. Cervejas negras e opacas, contendo baixa espuma e de pouca retenção
Teor alcoólico: Seu teor alcoolico varia de 8 a 12%
Representante: A representante mais famosa é a Guinness, mas não deixe de experimentar também a Murphy’s – ambas irlandesas.
Porter
A Porter foi produzida pensando nos apreciadores que misturavam Ale com outras cervejas para obter bebidas mais fortes e alcoólicas.
Características: Sabor forte, escura e bastante alcoólica.
Brown Porter, Robust Porter e Baltic Porter são os três estilos dessa cerveja, tendo cada uma as suas características. A primeira é mais leve e adocicada, a segunda densa e amarga, e a última menos amarga e com teor alcoólico mais elevado.
Fermentação: Pode utilizar fermentos Lager ou Ale. Longa maturação.
Teor alcoólico: Mais de 7%
Representante: Meantime London Porter e Fuller’s London Porter
Agora que você conhece as principais cervejas para experimentar em Londres, só falta agendar sua próxima visita e fazer um tour pelos principais pubs da cidade.
Aprecie com moderação!
E você, qual cerveja quer beber em Londres? E se você já viajou, de qual você mais gostou? Deixe um comentário!