Exposição: Amazônia Imaginada, de Kim Poor

A artista brasileira radicada na Inglaterra Kim Poor abre em Londres uma exposição individual para celebrar a diversidade e a riqueza dos mitos e lendas da Amazônia.

Amazônia Imaginada é resultado de mais de 15 anos de pesquisa e inspiração. Poor teve a sensibilidade
de identificar e trazer para o universo de sua arte as histórias de vida que determinam as crenças indígenas e explicam os fenômenos naturais ao seu redor: o rio, a flora e a fauna da floresta Amazônica.

As pinturas de Poor são criadas usando sua técnica original de fundir camadas de vidro finamente moído, misturado a pigmentos naturais em placas de aço. Estas são expostas a temperaturas muito altas, até quarenta vezes, produzindo imagens que são tão luminosas quanto as asas de uma borboleta.

Kim Poor - Amazônia Imaginada

Livro

A nova exposição da artista coincide com o lançamento do livro A Amazônia Imaginada, sobre o trabalho de Kim Poor. O autor, o historiador e curador Edward Lucie-Smith, é considerado um dos escritores mais prolíficos em sua área.

Muitas das obras que estão no livro serão exibidas ao lado de uma grande instalação chamada Rio de Sangue, que representa 300 tribos indígenas na forma de flechas em voo.

Artista

A artista carioca Kim Poor desenvolve seu trabalho entre os ateliês de Londres e do Rio. Já exibiu em diversos países e, no Brasil, fez individuais no Museu de Arte Moderna no Rio e em São Paulo.

Exposição: Amazônia Imaginada, de Kim Poor

Quem deu nome à técnica usada pela artista foi ninguém menos do que Salvador Dali, ao visitar uma exposição dela nos anos 70 em Nova York. Dali batizou a técnica de “Diafanismo”.

Kim Poor também assinou mais de 30 capas de discos e ilustrou um livro de músicas do grupo inglês Genesis.

Seu trabalho como joalheira, de peças únicas e autorais, também é incensado pela imprensa internacional. Suas clientes incluem celebridades como Susan Sarandon, Judi Dench e a Princesa Diana.

Visite

O quê: Amazônia Imaginada

Abertura: 5 de dezembro (apenas para convidados)

Período: 6 a 29 de dezembro

Horários: Segunda a sexta, das 12h às 18h

Onde: Sala Brasil (12-14 Cockspur Street, Londres, SW1Y 5BL)

Artigo anteriorDescubra o que levar na mala de viagem para Londres
Próximo artigoNotícias de Londres: as principais fontes de informação da Terra da Rainha