O aumento da passagem de ônibus em São Paulo, de R$ 3,00 para R$ 3,20, foi o estopim de uma série de movimentações que mobilizou o país inteiro. Em um primeiro momento, muitos analistas políticos avaliaram que o acréscimo de 20 centavos na conta do transporte era muito pouco para a equação que tirou 250 mil pessoas de casa no dia 17 de junho.
Mesmo que haja inúmeros problemas e reivindicações, não dá para esquecer o quão caro é o transporte público no Brasil. E tudo por um sistema ineficiente e inseguro. Sabe o que é mais revoltante? Proporcionalmente, o transporte público de São Paulo é mais caro do que o de Londres.
Mind the Gap: Londres x São Paulo
Com um passe de 30,40 libras (100 reais, digamos) por semana, um londrino pode andar de trem, metrô e ônibus o dia inteiro, quantas vezes quiser. Proporcionalmente, ele paga um pouquinho mais do que o valor de 4 passagens diárias de ônibus em São Paulo. Mas há duas diferenças consideráveis: 1) O londrino ganha em libras; 2) O transporte público funciona: ninguém precisa de carro e dá pra circular com segurança pela cidade a qualquer hora.