A Cerimônia de Abertura do Parlamneto, a State Opening, que segue a mesma estrutura desde 1852, teve um elemento especial neste ano: a nova carruagem da Rainha Elizabeth II.
Nesta quarta, às 11h da manhã, a Sua Majestade e o Príncipe Phillip deslocaram-se com o novo veículo, Diamond Jubilee Coach, do Palácio de Buckingham até o Palácio de Westminster. Este é o único momento no ano em que se reúnem as três partes que constituem o Parlamento (o Soberano, a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns).
A nova carruagem é uma espécie de museu ambulante. Tem madeira de um antigo navio de guerra de Henry VIII, do navio HMS Victory, do Almirante Nelson, de partes da Abadia de Westminster e até da macieira que inspirou a teoria da relatividade de Sir Isaac Newton. Trata-se da segunda carruagem de estado construída nos últimos 100 anos.
A Diamond Jubilee Coach substituiu a Gold State Coach, carruagem de 250 anos e 4 toneladas, que permaneceu à mostra nos Estábulos Reais enquanto sua concorrente mais nova ganhava as ruas de Westminster.
No Palácio de Westminster, a Rainha leu o discurso de abertura do Parlamento, que define os rumos e a política do governo no próximo ano. Mas o discurso apenas parlamentares, alguns embaixadores e convidados especiais puderam acompanhar de perto. E um page boy que desmaiou misteriosamente pouco antes da menção ao Irã.
Do lado de fora, a multidão se conteve com a Movimentação Real em torno do Parlamento.
A plateia começou a se formar por volta das 9h30.
Além do público, policiais e atiradores de elite no topo dos prédios foram os primeiros a aparecer.
Depois deles, Guardas da Rainha e combatentes da Royal Navy, seguidos por mais policiais, mais guardas, mais policiais e mais guardas. A quantidade de metralhadoras só era sobrepujada pelo número de espadas.
O tempo colaborou. Até que a Rainha saiu de seus aposentos no Palácio de Buckingham e decidiu que já era hora de abrir o Parlamento. Aí, claro, começou a chover.
Leia também