Uma das maiores atrações turísticas de Londres, The London Eye recebe quase 4 milhões de visitantes todo ano. Mas nem sempre a receptividade a essa roda-gigante de 135 metros de altura foi positiva. Na sua inauguração, em março de 2000, observadores mais ortodoxos temiam que o gigante de metal pudesse atrapalhar o panorama de Westminster, o centro do poder e da realeza da capital britânica. Anos depois, o sucesso estrondoso da atração transformou o que seria uma estrutura temporária em um ícone londrino – cartão postal que serve de cenário para filmes, seriados e recordações de viagem.
The London Eye: 7 fatos curiosos
1. Em um dia claro, sem nuvens, o visitante pode observar 40 quilômetros à distância, o suficiente para enxergar o Castelo de Windsor.
2. The London Eye pode transportar 800 pessoas por rotação – o equivalente a 11 ônibus vermelhos de dois andares.
3. Experimente contar as cabines da roda-gigante. São 32, certo? Uma para cada distrito de Londres. Mas tente encontrar a número 13. Opa. Ela foi pulada para dar boa sorte.
4. Cada uma das cápsulas pesa 10 toneladas. O peso total da London Eye é de 2,1 mil toneladas, mais do que 1,2 mil Black Cabs somados.
5. Cada rotação leva meia hora. Nesse ritmo, os visitantes podem embarcar e desembarcar sem que a London Eye precise parar.
6. A London Eye é a terceira maior roda-gigante do mundo, com 135 metros de altura. Esse tamanho equivale a 64 cabines telefônicas vermelhas empilhadas uma em cima da outra.
7. Mais gente visita a London Eye todo ano do que maravilhas do mundo como o Taj Mahal, as Pirâmides de Giza e Stonehenge.
Como visitar a London Eye
Veja mais sobre a London Eye: fotos, preços, horários, ingressos antecipados e como chegar.