Veja 10 curiosidades sobre os Beatles

Curiosidades sobre os Beatles

Os Beatles são a banda de rock mais famosa da história. Formada por jovens amigos nascidos em Liverpool – John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr -,  o grupo logo conquistou a fama mundial.

A banda britânica teve uma vida de 10 anos, de 1960 até 1970. Mas até hoje se constitui de referência absoluta para grupos de todo o mundo.

Após o show de despedida em Savile Row, em Londres, a banda terminou. Para desespero dos fãs, John Lennon foi assassinado em 1980, em Nova York. E George Harrison faleceu em decorrência de um câncer, em 2001.

10 curiosidades sobre os Beatles

A carreira dos Beatles está cercada de lendas e mitos. Confira abaixo algumas verdades sobre a banda de rock mais influente da história:

1 – Recordistas em vendas

Os Beatles são responsáveis por vender o maior número de produtos relacionados a música em toda a historia.

De acordo com o instituto Soundscan, que contou as vendas de EPs, LPs, singles, CDs e downloads pagos, o montante de vendas da banda britânica é superior ao de outros grandes nomes, como Elvis Presley, Michael Jackson e Madonna.

2 – Beatles animados

Entre 1965 e 1969 os Beatles animaram a TV todo sábado de manhã. O desenho do grupo mostrava as aventuras do quarteto de Liverpool. O nome de cada episódio era baseado no título de uma música deles e a história abordava a letra da canção.

Essa foi a primeira animação baseada em pessoas reais.

3 – Paul McCartney na bateria

Nos últimos anos dos Beatles, as desavenças entre os membros do quarteto ficaram cada vez maiores. Ringo Starr chegou a abandonar o grupo por cerca de duas semanas, após receber duras críticas e Paul. Para “tapar o buraco”, o próprio Paul assumiu a batera nas músicas “Back in the U.S.S.R” e “Dear Prudence”.

4 – A famosa Penny Lane

Penny Lane é o nome de uma das mais famosas músicas do grupo. Ela consta no álbum Magical Mystery Tour e foi composta por Paul McCartney.

A inspiração vem de uma rua de Liverpool. A música fala sobre as pessoas que viviam naquele lugar, que foi muito importante na juventude de Lennon e McCartney.

Mas com o sucesso da canção, a rua virou alvo dos fãs. A placada da rua inclusive foi roubada diversas vezes até que a prefeitura teve que pintar o nome na parede.

5 – Sem crimes nos EUA

No dia 9 de fevereiro de 1964, os Beatles tocaram pela primeira vez nos Estados Unidos. A apresentação ao vivo no Ed Sullivan atraiu os olhares e ouvidos de mais de 70 milhões de pessoas em frente aos televisores.

Durante a apresentação na TV, a polícia não registrou um único crime no país inteiro. God save the Beatles!

6 – As origens dos Beatles

O espírito de camaradagem sempre esteve presente nas entrevistas da banda. Cada vez que eles eram questionados sobre a origem do nome “The Beatles” (besouros), arrumavam uma resposta diferente.

Acredita-se, porém, que a origem real seja uma homenagem à banda The Crickets. O nome Beatles seria ainda um trocadilho de “Beat”, ritmo.

7 – Rolling Stones e Beatles

Um dos primeiros sucessos dos Rolling Stones foi a música “I wanna be your man”. O hit foi composto pela dupla Lennon/Mccartney e, depois, gravada também pelos Beatles.

8 – A capa de Sgt. Pepper’s

A capa do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é uma das mais icônicas da história da música.

Diversas personalidades aparecem na figura: Edgar Allan Poe, Bob Dylan, Marilyn Monroe, Karl Marx, Marlon Brando, Albert Einstein, Alleister Crowley e muitos outros.

9 – O cabelo dos Beatles

Durante os primeiros anos de suecesso do grupo, uma marca registrada era o corte de cabelo. O visual era uma tendência britânica na década de 1950. Quem trouxe o visual para a banda foi Astrid Kirchherr, namorada de Stuart Sutcliffe, o primeiro baixista da banda. Stuart aderiu ao look, e os amigos o copiaram.

10 – Sucesso na Dinamarca

A Dinamarca também viveu uma beatle mania. No ano de 1966, o quarteto recebeu um prêmio devido à marca de 1 milhão de discos vendidos no país. Detalhe importante: na época, a população era de 4 milhões de pessoas. Ou seja, 1/4 de todas elas compraram o álbum do grupo.

Leia também

Veja como visitar a Abbey Road

A maior loja dos Beatles em Londres 

Artigo anteriorConheça os (nem tão) bobos da corte
Próximo artigoTudo que você queria saber sobre Martin Freeman