Royal Warrant é garantia de qualidade em Londres

Royal Warrant é garantia de qualidade em Londres

1

A monarquia britânica é milenar e, liderada pela Rainha Elizabeth II, conta com amplo prestígio em todos os cantos do planeta. Já imaginou como seria se você pudesse associar sua marca, produto ou serviço à realeza?

Muita gente não sabe, mas isso é possível. Só o que o prêmio é restrito e difícil de conquistar, assim como qualquer honraria concedida pela nobreza.

Rainha Elizabeth dá garantia Real a produtos que utiliza. Foto: Shaun Jeffers, Shutterstock
Rainha Elizabeth II dá garantia Real a produtos que utiliza. Foto: Shaun Jeffers, Shutterstock

Reconhecimento da qualidade dos serviços prestados

Trata-se dos Royal Warrants of Appointment. Eles funcionam como uma espécie de selo de Garantia Real, além de uma marca de reconhecimento e prestígio.

A regalia é concedida a quem presta serviços – não necessariamente gratuitos – à Rainha, ao Duque de Edimburgo ou ao Príncipe de Gales por um período mínimo de cinco anos, alcançando a satisfação da monarquia.

Atualmente, o lendário “By Appointment” e o Brasão Real de Armas do Reino Unido são ostentados por cerca de 800 privilegiados, cujo escopo varia de grandes empresas de tecnologia a pequenos artesãos londrinos.

A condecoração pode ser revogada a qualquer momento, e seu portador deve seguir normas rígidas para mantê-la. A tradição é repercutida ao longo dos séculos e já incluiu, por exemplo, honrarias a um cirurgião dentista, em 1684, e a um caçador de ratos, em 1789.

Royal Warrants Association: Encontre todos os Fornecedores Reais

Veja dois exemplos de lojas com o certificado de excelência da Realeza:

John Lobb

garantias-reais-4
Na fachada da John Lobb, os brasões do Príncipe de Gales e do Duque de Edimburgo. Foto: Mapa de Londres

No número 9 de St James’s Street, a John Lobb produz botas e sapatos à moda antiga, com os mesmos preceitos e técnicas que calçaram, desde a era vitoriana, príncipes, primeiros-ministros e personalidades como Enrico Caruso, Frank Sinatra, George Bernard Shaw e Cole Porter. Hoje a loja detém orgulhosamente o Royal Warrant do Duque de Edimburgo e do Príncipe de Gales.

Fortnum & Mason

Foto: Kamilla Fernandes
Fortnum & Mason é a mais luxuosa loja de departamentos de Londres. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Em outro ramo de serviço, a Fortnum & Mason tem uma ligação estreita com a Realeza. O número 181 de Piccadilly é a mais antiga e luxuosa loja de departamentos de Londres. Com mais de 300 anos de história, serviu Reis, Rainhas e consumidores de todas as partes do mundo. Símbolo britânico de qualidade, angariou diversos Royal Warrants nos últimos 150 anos. É aqui que a Rainha compra chá 😉

 

Esse e outros tópicos da história de Londres você pode desbravar em um passeio guiado pela cidade, sabia? Veja como:

Vania Gay - Mapa de Londres

Passeio guiado

Este post teve colaboração de Vania Gay, a única guia brasileira credenciada pela City of Westminster, pela City of London e pela St Paul’s Cathedral.

Conheça o seu trabalho e agende um tour pela história de Londres.

 

Leia também

Conheça as atuais regras de sucessão

Rainha estreia nova carruagem

15 fatos sobre a Rainha Elizabeth II

Kate está grávida de seu segundo filho

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres