Conheça 15 curiosidades sobre o Palácio de Buckingham

Conheça 15 curiosidades sobre o Palácio de Buckingham

Neste post, você vai ver curiosidades sobre o Palácio de Buckingham, a residência oficial da Rainha Elizabeth II, em Londres. O palácio é um dos cartões postais da cidade e uma das atrações turísticas mais lembradas, especialmente por sediar a Troca da Guarda, o cerimonial militar dos Guardas da Rainha.

15 curiosidades sobre o Palácio de Buckingham

1. O Palácio de Buckingham abriga 775 cômodos. Desses, são 19 salas de estado (state rooms), 52 quartos para a Realeza e seus convidados, 188 quartos para os funcionários, 92 escritórios e 78 banheiros.

2. A Buckingham House, antiga morada do Duque de Buckingham, foi convertida em palácio na década de 1820 pelo arquiteto John Nash, sob ordens do Rei George IV. A primeira monarca a usar o Palácio de Buckingham como residência oficial foi a Rainha Victoria, a partir de 1837.

Antigamente, Marble Arch ficava na entrada do palácio. Foto: Mapa de Londres
Antigamente, Marble Arch ficava na entrada do palácio. Foto: Mapa de Londres

3. O lado leste do palácio, hoje a parte da frente, foi a última a ser construída. A Rainha Victoria decidiu expandir o Palácio na década de 1840 para dar mais espaço a sua família. Assim, o Marble Arch, originalmente na entrada do palácio, foi movido para sua localização atual, pertinho do Speaker’s Corner, em 1851.

4. Há 1.514 portas e 760 janelas no palácio.

5. A eletricidade foi instalada pela primeira vez no Palacio de Buckingham em 1883, no salão de bailes. Hoje existem mais de 40 mil lâmpadas no palácio.

6. Os jardins do Palácio de Buckingham cobrem mais de 16 hectares. O espaço ao ar livre conta com heliporto, lago, quadra de tênis e fauna e flora diversificadas. É a casa de mais de 30 espécies de pássaros e de 350 tipos diferentes de flores silvestres, algumas muito raras.

7. O único monarca a nascer e morrer no Palácio de Buckingham foi Edward VII (1841-1910). A Rainha Elizabeth II deu à luz aos Príncipes Charles e Andrew no palácio.

Multidão se aglomera para assistir à Troca da Guarda. Foto: Mapa de Londres
Multidão se aglomera para assistir à Troca da Guarda. Foto: Mapa de Londres

8. Durante a Segunda Guerra, o Palácio de Buckingham sofreu nove impactos diretos de bombas nazistas. Em algumas das vezes, o Rei George VI, a Rainha Elizabeth e outros membros da Família Real Britânica estavam no palácio e escaparam por pouco. Um policial em serviço no palácio morreu alvejado por destroços decorrentes de bombas no dia 8 de março de 1941.

9. Há sempre uma bandeira tremulando sobre o Palácio de Buckingham. Mas não é sempre a mesma: quando a Rainha está no Palácio, a bandeira é o estandarte Real; quando a Rainha não se encontra no palácio, assoma a Union Flag, a bandeira do Reino Unido.

10. O Palácio possui capela, piscina, agência dos correios, cafeteria, enfermaria e cinema.

11. O Palácio de Buckingham tem uma das maiores coleções de relógios do mundo, com mais de 350 exemplares. A coleção conta com dois profissionais dedicados a manter cada um dos relógios em pleno funcionamento.

12. A cerimônia da Troca da Guarda ocorre no pátio de entrada do palácio. Nela, os soldados em serviço no Palácio de Buckingham e no St James’s Palace são rendidos pelos Novos Guardas. Durante a cerimônia, uma banda marcial entretém os convivas com marchas e canções populares.

13. O arquiteto John Nash, responsável pela reestruturação dos interiores do Palácio de Buckingham, é o mesmo que construiu os estábulos reais, a Regent Street, o Regent’s Park, entre outros.

14. Centenas de figuras histórias já visitaram o Palácio de Buckingham: Mozart (aos 7 anos, ainda na Buckingham House), Charles Dickens, Mahatma Gandhi, Neil Armstrong e Nelson Mandela, por exemplo.

15. Mais de 50 mil pessoas visitam o Palácio de Buckingham anualmente, em jantares, almoços, banquetes, recepções de estado e eventos nos jardins. Em agosto e setembro, o público em geral pode visitar as salas de estado do palácio.

Ingressos para as atrações de Londres

Galeria de fotos

Essas informações foram retiradas do site oficial da monarquia britânica. Você encontra mais fatos, curiosidades e informações sobre a Realeza neste link.

Leia também

Curiosidades sobre o Big Ben

Curiosidades sobre Londres

Como funciona a Troca da Guarda?

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

7 comentários

  1. Muito interessante, mas favor notar que no paragrafo 8, deveria-se ter escrito Rei George VI e nao II. Vai confundir a cabeca de alguem… Mas muito legal.