Onde está o Wally? – Origem e Curiosidades

Onde está o Wally? é uma linha de livros ilustrados que fizeram muito sucesso nos anos 80 e 90. Criado pelo inglês Martin Handford, a obra já virou jogo de videogame, desenho animado e vai ganhar um filme.

O artista responsável pela criação de Wally, Martin Handford, nasceu em Hampstead, no norte de Londres, e foi uma criança bastante solitária na infância. Foi nessa época que ele começou a desenhar multidões. Quando adulto, se formou em arte e acabou se especializando nesse tipo de ilustração. Ainda hoje é bastante recluso, não dá entrevistas, não se deixa fotografar e passa boa parte de seu tempo ilustrando.

A série Onde está o Wally é a sua maior obra. Cada uma das ilustrações dos livros, que ocupam duas páginas, leva até 8 semanas para ser finalizada. Um trabalho realizado com muito cuidado e atenção. Ao total foram publicados 7 livros principais, de 1987 a 2009.

Origem de Onde está o Wally?

Onde está o Wally?

Faz 30 anos que a ideia de Onde está o Wally? foi debatida pela primeira vez entre Handford e seus editores. Ele já desenhava multidões e cenas com muitas pessoas envolvendo diferentes linhas de ação, mas não havia um foco único para os leitores. Então um dos publishers sugeriu que o artista criasse um personagem principal e recorrente para os diferentes cenários.

Em 1987, a ideia ganhou vida. E muitos, muitos leitores. Onde está o Wally? trazia em suas páginas dezenas de ilustrações ricas, cheias de detalhes, cores e histórias. Em cada uma, o leitor era instado a descobrir a posição de Wally, um viajante de óculos, touca e pijama branco e vermelho, que parecia alheio a todas as confusões que eclodiam ao seu redor.

O personagem viajava por todos os cantos – e até no tempo. Wally na praia, Wally em uma festa, Wally em uma cidade medieval. E ao longo dos livros foram surgindo novos personagens recorrentes, que captaram a atenção dos leitores. Aos poucos, a diversão não era apenas encontrar Wally, mas curtir cada pedacinho de ilustração, cada um com sua história.

As crianças e adultos adoraram, e os livros foram um sucesso absoluto. As vendas já ultrapassaram os 55 milhões de cópias, e as obras foram traduzidas para 30 idiomas e publicadas em 38 países. O autor seguia recluso em casa, dando o mínimo de entrevistas e não aparecendo para fotos. Enquanto isso, sua criação era encontrada em todos os cantos do planeta. E em breve, pode até virar filme, que seria produzido por Seth Rogen.

Curiosidades sobre Onde está o Wally?

Onde está o Wally?

Artigo anteriorMetrô da madrugada começa a funcionar em agosto
Próximo artigo007 – Origem, curiosidades e atores que interpretaram James Bond