Onde é o Centro de Londres?

Onde é o Centro de Londres?

2
Foto: K. B. Thompson

Existe um ponto oficial em Londres de onde partem as medições de distância entre a capital britânica e as outras cidades. Você já se perguntou onde se localiza esse ponto, o Centro de Londres?

Na verdade, o Centro de Londres não se refere ao lugar geograficamente situado no centro da cidade, mas a uma referência histórica.

Em 1290, o Rei Edward I estava na Escócia esperando por sua esposa, a Rainha Eleanor, mas ela adoeceu e morreu no caminho. O corpo da Rainha seria levado então de Lincoln, onde ela faleceu, até a Abadia de Westminster, para o sepultamento. O Rei, de luto, decidiu que 12 cruzes seriam colocadas ao longo da procissão do funeral.

As cruzes foram instaladas em: Lincoln, Grantham, Stamford, Geddington, Hardingstone, Stony Stratford, Woburn, Dunstable, St. Albans, Waltham, Cheapside (West Cheap) e, finalmente, Charing Cross.

A cruz original foi colocada ao sul de Trafalgar Square, onde hoje fica a estátua do Rei Charles I. Uma placa no chão indica que as distâncias de e para Londres ainda são calculadas a partir daquele ponto.

> Veja no mapa

Deixe seu comentário

2 comentários