Conheça as linhas do metrô de Londres

Vai viajar para Londres e quer se preparar para usar o transporte público da cidade? Abra o mapa do metrô e confira abaixo um pouco sobre as linhas do metrô mais antigo do planeta:

As linhas do metrô de Londres

Reprodução, Wiki
Reprodução, Wiki

A Bakerloo Line, a linha marrom, inaugurada em 1906, serve 25 estações, transporta mais de 110 milhões de passageiros por ano, é a nona linha mais usada e se chama assim por passar pelas estações de Baker Street e Waterloo.

A Central Line, a linha vermelha, inaugurada em 1900, atende 49 estações, é a mais longa linha do metrô (74km), transporta 260 milhões de pessoas por ano e cruza Londres de Ealing e Ruislip no Oeste até Stratford no Leste e depois passando por Epping no Nordeste da cidade

A Circle Line, a linha amarela, chamada assim desde 1936, faz um trajeto em espiral, tem 27 km de extensão e serve 36 estações.

A District Line, a linha verde, atravessa Londres do Leste ao Oeste, se divide em partes diferentes, atende 60 estaçoes, percorre 64 km e carrega 208 milhões de pessoas anualmente.

A Hammersmith & City Line, a linha rosa, percorre um trajeto entre Hammersmith e Barking, serve 29 estações em 25 km e transporta 114 mihões de passageiros por ano.

A Jubilee Line, a linha cinza, inaugurada em 1979 e expandida em 1999, leva 213 milhões de passageiros por ano e é a terceira linha mais utilizada do Underground.

A Metropolitan Line, a linha magenta, a vovó das linhas, inaugurada em 1863 (sim, 150 anos atrás, quando o conceito do metrô ainda parecia uma ideia absurda), atende 34 estações e percorre 66,7 km.

A Northern Line, a linha preta, é a segunda mais busy do Underground, transporta mais de 250 milhões de pessoas por ano, serve 50 estações e compreende o que antes eram três linhas de companhias diferentes.

A Piccadilly Line, a linha azul escuro, inaugurada em 1906, é a quarta linha mais movimentada, transporta 210 milhões de pessoas por ano, passa por diveras estações de interesse turístico e atende 53 estações ao total.

A Victoria Line, a linha azul claro, inaugurada em 1968, com nome que homenageia a Rainha mais celebrada do Império, tranporta 200 milhões de passageiros por ano e foi concebida para reter parte do público da Piccadilly Line.

A Waterloo & City line, a linha turquesa, inaugurada em 1898, atende apenas as estações Waterloo e Bank e, assim, transporta apenas 15 mil passageiros por ano.

O mapa do metrô de Londres

Mapa do metrô de Londres
Mapa do metrô de Londres

Mais metrô de Londres

Como ir de um ponto a outro em Londres

Quanto colocar no Oyster Card

As principais estações de metrô

Guia básico para usar o metrô

Artigo anteriorSetembro em Londres
Próximo artigoA Londres de Sherlock Holmes