A House of Cards da BBC

Nem todo mundo sabe, mas a série americana House of Cards não é uma criação original. Um dos maiores sucessos da Netflix é, na verdade, uma adaptação do livro de mesmo nome, da década de 1970.

E a versão da Netflix não é a primeira. Nos anos 1990, a BBC já tinha a sua série baseada na obra de Michael Dobbs.  O escritor é um britânico conservador, que foi assessor de Margaret Thatcher.

Michael teve toda uma vida envolvido com política e foi isso que o levou a escrever uma trama tão interessante como a de House of Cards. Na verdade, sua obra consiste em uma trilogia com o protagonista Francis Urquhart (inspiração para Francis Underwood): “House of Cards”, “To play the King” e “Final Cut”. 

A BBC condensou a triologia ema série adaptando um livro por temporada. Ao todo foram 12 episódios (4 por temporada), que fizeram um enorme sucesso na Inglaterra.

Mas Michael Dobbs não gostou das decisões criativas que envolveram a versão britânica da história. Destacou que os realizadores do programa não entenderam a sua obra. A decepção foi tanta que ele pediu para que o seu nome fosse retirado do programa.

Já a relação do escritor com a Netflix é a melhor possível. Ele ficou muito satisfeito com o trabalho realizado nas duas primeiras temporadas.

A House of Cards da BBC

A versão britânica do programa apresenta Francis Urquhart (Ian Richardson) e a sua jornada manipuladora para se tornar o líder do Partido Conservador. Outra ambição, ainda maior, é o cargo de Primeiro Ministro do Reino Unido.

Notaram semelhanças com a versão da americana? Na Netflix, o protagonista é Francis Underwood (Kevin Spacey), um congressista democrata, que pouco a pouco vai crescendo nos bastidores da política. Manipulando colegas e até matando jornalistas, ele traça um meticuloso plano para chegar até a presidência dos Estados Unidos da América.

O nome não é a única semelhança entre os protagonistas. Há muitas outras: a ambição desenfreada, a frieza com a qual executam os seus planos e até o fato de terem assassinado uma jornalista com a qual os dois Franks se envolveram.

A House of Cards da Netflix já tem quatro temporadas e cada uma conta com 13 episódios. Por esse motivo, ela consegue dar mais espaço para tramas paralelas e desenvolver melhor os seus coadjuvantes. Mas de uma forma geral e mudando os nomes, personagens bem parecidos podem ser vistos nas duas produções.

No dia 4 de março, estreou na Netflix a quarta temporada do programa americano. Já a versão britânica se encerrou em 1995, na terceira temporada.

House of Cards britânica x House of Cards americana

House of Cards

Leia também

Como visitar o Parlamento

Artigo anteriorImagine John Lennon…
Próximo artigoHugh Laurie: muito além de House