A principal exposição do Museu de Londres em 2014 será sobre Sherlock Holmes, o detetive mais famoso do mundo. A exposição, programada para começar no outono do próximo ano, tem, como pano de fundo, o mesmo cenário que levou mais de 100 mil visitantes à exibição sobre o escritor Charles Dickens: a Londres Vitoriana.
Vem para Londres em outra época?
Visite o Museu de Sherlock Holmes
A exposição
Onde: Museu de Londres
Horário de funcionamento: Todo dia, das 10h às 18h (Não abre do dia 24 ao 26 de dezembro)
Quando: 7 de outubro de 2014 a 12 de abril de 2015.
Endereço: London Wall, London EC2Y 5HN. Veja mapa
Estações de metrô: Barbican, St Paul’s, Moorgate
Ingressos: 12 libras (compre antecipadamente no site do Museu de Londres)
Londres Vitoriana
Esse período tão peculiar da capital britânica, quando a Rainha Vitória ainda Ruled Britannia, fascina muita gente. Trata-se inclusive de um dos elementos proeminentes – quase um personagem – da obra de Arthur Conan Doyle. Impossível dissociar o excêntrico detetive dos policiais com o capacete de polícia vitoriano e do som característico dos cavalos puxando carruagens pelas vias. (Na verdade, a série Sherlock, com Benedict Cumberbatch, que transporta as histórias para os tempos atuais, mostra que é possível. Só não é tão divertido. Ah, segundo a organização da mostra, o ator do Sherlock contemporâneo figurará na coleção, de alguma forma ou de outra. )
A ideia do Museu de Londres é desvendar o mistério que recobre o sucesso de um personagem de 1887 que recebe cartas até hoje como se fosse um detetive de verdade, e não a criação de um escritor. Qual é a influência de Londres sobre Holmes? Qual é a influência de Holmes sobre Londres? O que, afinal, mantém viva a ficção arguta, mordaz, perspicaz e viciada em cocaína que tanto aturdiu Watson na 221b da Baker Street?
Não é tão elementar, meu caro leitor. Vamos descobrir ano que vem.
Conheça