Parece mentira, mas a boa notícia para o turista que viaja para Londres em 2015 é que o transporte público ficou mais barato. Pelo menos para quem fica até quatro dias na cidade. Duvida? Então vamos aos preços de passes, metrô e ônibus na capital britânica neste ano:
Em 2015, o teto diário de gastos no Oyster para zonas 1 e 2 foi reduzido de 8,40 para 6,40. Com o Oyster válido para essas zonas, você pode pegar trem, metrô e ônibus quantas vezes quiser durante o dia. Ou seja, quem gastava 8,40 libras ano passado agora passa a gastar 6,40 libras. Ótimo, hein?
Para usar esse “teto diário” (Daily cap, em inglês), basta você usar o transporte o quanto quiser até chegar ao máximo do dia, que hoje é de 6,40. Ou seja, se você andar uma vez de metrô pelas zonas 1 e 2 no horário de pico vai gastar 2,90 libras. Se andar 30 vezes no mesmo dia, vai gastar 6,40 libras.
A partir de 6 dias na cidade, vale a pena comprar um 7 Day Travelcard, que dá direito a 7 dias consecutivos de viagens em trem, metrô em ônibus nas zonas 1 e 2 por 32,10 libras.
Veja os gastos que você terá:
7 dias na cidade = Passe de 32,10 libras.
6 dias na cidade = Passe de 32,10 libras.
5 dias na cidade = 6,40 libras x 5 = 32 libras.
4 dias na cidade = 6,40 libras x 4 = 25,60 libras.
3 dias na cidade = 6,40 libras x 3 = 19,2 libras.
2 dias na cidade = 6,40 libras x 2 = 12,8 libras.
1 dia na cidade = 6,40 libras x 1 = 6,40 libras.
Esses valores se referem a viagens em qualquer horário considerando passes que valem para praticamente qualquer meio de transporte (metrô, DLR, trem, ônibus) nas zonas designadas.
Recomendamos que você use esses passes e considere esses gastos nos seus cálculos. Dessa forma, você não precisará se preocupar com valores exatos de passagens single e nem deixar de usar o metrô por ser mais caro. (Uma passagem single de ônibus para qualquer zona custa 1,50 libra, o teto diário custa 4,40 libras e o passe semanal exclusivo para bus custa 21 libras.) Acredite: em uma viagem de curta duração para Londres, ter a comodidade de contar com ônibus e metrô é essencial.
Veja ainda:
Tabela completa de valores para metrô
Tabela completa de valores para ônibus
Como comprar o Oyster Card?
O Oyster é gratuito. Você pode retirá-lo em qualquer estação de metrô e em diversos outros estabelecimentos comerciais. Nas estações, procure uma máquina que tenha o símbolo do Oyster. Muitas delas aceitam dinheiro e cartões de crédito e débito.
Na máquina, você vai primeiro solicitar um Oyster, que terá o “custo” de 5 libras. Essas 5 libras são um depósito e serão reembolsadas na hora de devolver o cartão (pode ser na última estação de metrô antes de voltar ao Brasil).