Nasce o futuro Rei da Inglaterra

Nasce o futuro Rei da Inglaterra

2

Depois de meses de ansiedade, apostas e vendas de souvenirs, o Reino Unido recebeu, na noite desta segunda-feira, 22 de julho de 2013, uma notícia histórica. Às 16h24, na ala Lindo do hospital de St Mary, em Paddington, Londres, nasceu o futuro Rei da Inglaterra, o terceiro na linha de sucessão ao trono, um garoto. Ele se chama…

Calma, ainda não se sabe o nome. Atualização: Agora se sabe.

O pequeno Príncipe nasceu com 3,8 kg, de parto normal.

O garoto e a mãe, a Duquesa de Cambridge, Kate, 31, passam bem. O pai, o Duque de Cambridge, Príncipe William, 31, também.

Como manda a tradição, a primeira pessoa a ser comunicada foi a Rainha Elizabeth II.

Telegraph Royal Baby

E seguindo o procedimento padrão, como em 1982, quando William nasceu, o anúncio oficial foi posicionado em uma plaquinha em frente ao Palácio de Buckingham. Às 20h45, a mensagem com o anúncio chegou ao Palácio, recebida por centenas de pessoas que se amontoavam para presenciar o momento.

Telegraph Royal Baby

Felicitações

O Príncipe de Gales, Charles, em viagem a Yorkshire, logo emitiu um comunicado felicitando seu filho e Kate: “Minha esposa e eu estamos muito alegres com a chegada do meu primeiro neto”, disse. “É um momento incrivelmente especial para William e Catherine, e nós estamos empolgados por eles com o nascimento de seu bebê. Ser avô é um momento único na vida de qualquer um, como incontáveis pessoas amáveis me disseram nos últimos meses, então estou enormemente orgulhoso e feliz de ser um avô pela primeira vez, e nós estamos ansiosos por ver o bebê em um futuro próximo.”

Foi seguido pelo Primeiro Ministro, David Cameron, que publicou a seguinte mensagem no Twitter: “Estou encantado pelo Duque e pela Duquesa agora que seu filho nasceu. O país inteiro vai celebrar. Eles serão pais maravilhosos”.

Local de nascimento

O hospital de St. Mary é reconhecido como o local de nascimento de muitos nobres e famosos, como os Príncipes Harry e William. Trata-se também de um lugar histórico para a medicina, já que serviu de base para a descoberta da penicilina.

Palácio de Kenington. Foto: Mapa de Londres
Palácio de Kenington. Foto: Mapa de Londres

Lar do pequeno Príncipe

Próximo do hospital, a pouco mais de 2 quilômetros, o Palácio de Kensington, antiga residência da Princesa Diana, mãe de William, aguarda seu novo habitante. O lar do pequeno Príncipe será o apartamento 1A, anteriormente ocupado pela falecida Princesa Margaret, irmã mais nova da Rainha. O termo “apartamento” pode confundir: na verdade, a residência possui 21 quartos e passa por uma reforma completa, que custará aproximadamente 1 milhão de libras. Enquanto as obras são finalizadas, o bebê viverá com o pai e a mãe em uma propriedade da família Middleton, no interior da Inglaterra, em Berkshire.

Saiba mais sobre o Palácio de Kensington

Sucessão

Se a linha de sucessão se mantiver, com Charles assumindo após Elizabeth II e William ascendendo depois de seu pai, o Royal Baby será, no futuro, o 43. monarca desde William, o Conquistador, em 1066. Dessa forma, quando chegar ao trono, ele será o oitavo monarca descendente de Victoria e Albert.

A ansiedade em torno do nascimento do Royal Baby foi ampliada pela alteração recente nas regras de sucessão. Com as mudanças promovidas no fim de 2011, o bebê seria o primeiro na fila para o trono mesmo que fosse uma menina. Antigamente, os homens tinham preferência. Elizabeth II, por exemplo, não teria chegado ao trono se tivesse um irmão homem, mesmo que ele fosse mais novo.

Leia também

A nova casa do Bebê Real

Tudo sobre a Família Real

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres