150 anos do Metrô de Londres

150 anos do Metrô de Londres

Fotos: Mapa de Londres

Uma ideia absurda que revolucionou o transporte se condensou debaixo da terra, em Londres, no dia 9 de janeiro de 1863. Nessa data, um trem soltando vapor em um túnel abafado partiu da estação de Paddington para empreender a primeira viagem com passageiros até Farringdon. Sob as ruas da capital britânica, a jornada entrou para o Livro dos Recordes, para a história da locomoção humana e para a rotina de milhares de ingleses. Estava inaugurado o primeiro metrô do mundo, o London Underground, apelidado mais tarde de Tube e adotado hoje por mais de 1 bilhão de passageiros por ano.

Para celebrar o aniversário de 150 anos do metrô de Londres, vários eventos e ações estão sendo organizados. A principal é a possibilidade de passear em um trem dos mais antigos da frota, restaurado e movido por uma locomotiva a vapor, de 1892. Apesar de custarem entre 50 e 150 libras, os ingressos para as viagens, que ocorrem nos dias 13 e 20 de janeiro de 2013, já esgotaram. Provavelmente, os interessados poderão ainda observar o trem em ação na estação de Paddington ou de Moorgate.

Outros destaques

– Duas moedas comemorativas de 2 libras vão circular a partir de janeiro

– A estação de Aldwich, uma daquelas desativadas mas que ainda estão conservadas e ocasionalmente recebem tours, será reaberta para sediar uma exposição de arte.

– Haverá também Oyster Cards, selos e souvenirs comemorativos.

Informações obtidas nos sites do Transport for London , London Transport Museum  e Ian Visits.

Metrô na Segunda Guerra

Durante a Segunda Guerra Mundial, as estações de metrô de Londres foram usadas inúmeras vezes como abrigo antibombas pela população. Em setembro de 1940, uma pesquisa descobriu que quase 180 mil londrinos dormiam nessas espécies de bunkers coletivos. Para ajudá-los, o governo colocou camas, banheiros  e comida à disposição. Em pouco tempo, os inquilinos se organizaram e instalaram bibliotecas, salas de aula e até espaços para exibição de filmes e apresentações artísticas.

Mais metrô em Londres

Passeio pelo Museu do Transporte

Guia para andar de metrô

Vídeo: Passeio pelo metrô

Todos os textos sobre o metrô

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

15 comentários

  1. achei bastt valido e interessante. irei em abril e estou ansiosa e meio temerosa pois vou sozinha. Mas Deus é Pai. sou de minas gerais , Itajubá e a cidade e sou Brasileira. abs